IEMEC02 – Inovação Tecnológica
Por: João Crisóstomo Júnior • 1/3/2016 • Trabalho acadêmico • 9.246 Palavras (37 Páginas) • 539 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Campus de Fortaleza
Departamento Indústria
Curso de Engenharia Mecatrônica
Introdução à Engenharia Mecatrônica
Professor Rogério Oliveira
IEMEC02 – Inovação Tecnológica
Responsável:
João Crisóstomo Silva Araújo Júnior – 20152015010080
Fortaleza – Ceará
18 de fevereiro de 2016
Índice
Resumo 4
Introdução 5
1 Eletrônica 7
1.1 Bioeletrônica: Primeiro chip alimentado biologicamente 7
1.2 Câmeras infravermelhas vão ficar coloridas 8
1.3 Célula a combustível gera eletricidade com energia do cérebro 9
2 Energia 11
2.1 Lâmpadas incandescentes superam LEDs reciclando calor 11
2.2 Hidricidade: Usar hidrogênio para armazenar energia do Sol 12
3 Espaço 14
3.1 Projetado aparelho para produzir e controlar gravidade 14
3.2 Experimento vai teletransportar memória de organismo vivo 16
4 Informática 17
4.1 Darwin, um processador neuromórfico com plasticidade cerebral 17
4.2 Rede de neurônios artificiais aprende a usar linguagem humana 18
5 Materiais 20
5.1 Híbrido de hidrogel e cristal líquido vai para dentro de você 20
5.2 Ímã extraterrestre sem terras raras fabricado na Terra 22
6 Mecânica 23
6.1 Peças de fibras avançadas impressas com tecnologia sônica 23
6.2 Metais impressos em 3D com tinta líquida e ferrugem 24
7 Meio ambiente 25
7.1 CO2 atmosférico é convertido diretamente em combustível líquido 25
7.2 Refrigeração sem energia devolve calor ao espaço 26
8 Nanotecnologia 27
8.1 Nanotecnologia faz tecelagem molecular 27
8.2 A nanotecnologia que controla o cérebro com luz 29
9 Robótica 30
9.1 Pele artificial ativa células cerebrais 30
9.2 Neurônio artificial conecta-se a células humanas 31
9.3 Pele eletrônica promete senso magnético para humanos 33
Resumo
Essa pesquisa tem como principal objetivo relacionar 20 (vinte) notícias sobre inovação tecnológica que mais me interessaram, contendo notícias de cada uma dessas categorias: Eletrônica, Energia, Espaço, Informática, Materiais, Mecânica, Meio ambiente, Nanotecnologia e Robótica, tendo como fonte de pesquisa o site Inovação Tecnológica (http://www.inovacaotecnologica.com.br.).
Introdução
A palavra inovação relaciona-se ao ato de inovar, ao ato de fazer algo novo. Em um mundo em que o processo de mudança é bastante presente, a inovação figura no centro de análises de diversos tipos, sendo discutida em diversos meios, muitas vezes sem o devido cuidado conceitual. Na internet, por exemplo, o termo é bastante utilizado. Uma pesquisa rápida utilizando o famoso Google indica mais de 30 milhões de resultados para a palavra “inovação”. Se a pesquisa for feita com a palavra “innovation”, o número é ainda mais surpreendente: mais de 390 milhões de resultados. É claro que os números em si não captam o real significado do que está acontecendo na atualidade, mas eles nos dão uma pista interessante sobre a importância que vêm sendo atribuída ao tema.
Uma das dimensões na qual a palavra inovação aparece com maior frequência é a relacionada à produção de novos produtos ou processos intensivos em conhecimento. Esta dimensão guarda relação com os desenvolvimentos científicos e tecnológicos, razão pela qual se utiliza o termo Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para descrever os principais elementos que caracterizam o processo dinâmico que está impactando profundamente a economia, a sociedade e o meio ambiente.
Toda a novidade implantada pelo setor produtivo, por meio de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto é conhecido como inovação tecnológica. De acordo com o manual de Oslo, elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), inovação tecnológica pode ser de produto ou de processo, conforme a seguir:
- Inovação de Produtos tecnologicamente novos, são produtos cujas características tecnológicas ou usos pretendidos diferem daqueles dos produtos produzidos anteriormente. Tais inovações podem envolver tecnologias radicalmente novas e podem basear-se na combinação de tecnologias existentes em novos usos, ou podem ser derivadas do uso de novo conhecimento.
- Inovação de Produtos tecnologicamente aprimorados, são produtos existentes cujos desempenhos tenham sido significativamente aprimorados ou elevados. Um produto simples pode ser aprimorado (em termos de melhor desempenho ou menor custo) através de componentes ou materiais de desempenho melhor, ou um produto complexo que consista em vários subsistemas técnicos integrados pode ser aprimorado através de modificações parciais em um dos subsistemas.
- Inovação tecnológica de processo é a adoção de métodos de produção novos ou significativamente melhorados, incluindo métodos de entrega dos produtos. Tais métodos podem envolver mudanças no equipamento ou na organização da produção, ou uma combinação dessas mudanças, e podem derivar do uso de novo conhecimento. Os métodos podem ter por objetivo produzir ou entregar produtos tecnologicamente novos ou aprimorados, que não possam ser produzidos ou entregues com os métodos convencionais de produção, ou pretender aumentar a produção ou eficiência na entrega de produtos existentes.
Eletrônica
Bioeletrônica: Primeiro chip alimentado biologicamente
Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/12/2015
Chip bioeletrônico
Está pronto o primeiro chip alimentado pelo mesmo processo molecular que transporta energia nos seres vivos.
O chip é um circuito integrado CMOS padrão, equipado com uma membrana lipídica artificial contendo bombas iônicas alimentadas por ATP, ou trifosfato de adenosina, um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia nas células vivas.
Essa bioeletrônica abre o caminho para a criação de sistemas artificiais dotados de componentes e funcionalidades biológicas e eletrônicas.
...