Implementação do sistema de informação de gestão
Trabalho acadêmico: Implementação do sistema de informação de gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GIZELDA5 • 10/9/2014 • Trabalho acadêmico • 5.648 Palavras (23 Páginas) • 307 Visualizações
Curso: Administração
Professor Ead: Mônica Satolani
Professor: Reginaldo Camelo
Disciplina: Sistema de Informações Gerencias
Período: 6º semestre
Implantação de um Sistema de Informações Gerencias.
Ananindeua-Pará
Novembro/2013
Altair Luiz Carvalho de Andrade/ Ra: 287065
Luiza Hermina Magalhães Martins/ Ra: 338616
Gizelda Silveira Gonçalvez/ Ra: 347327
Halison Cley Félix Silva /Ra: 343250
Karin Suellen Silva dos Santos/Ra: 342949
Tharles Rodrigues Pompeu/Ra: 330046
Implantação de um Sistema de Informações Gerencias.
Trabalho apresentado a Profª Mônica Satolani, da disciplina de Sistema de informações Gerencias, da Turma de Administração, 6º semestre / 2013.
Ananindeua-Pará
Novembro/2013
SUMÁRIO.
1.INTRODUÇÃO..............................................................................................................4
2.PARA QUE SERVE A TI?............................................................................................5
2.1 OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG).......................................6
2.2. SIG E SUA IMPORTÂNCIA PARA TOMADA DE DECISÃO...........................7
2.3. A IMPORTÂNCIA DO SIG PARA AS EMPRESAS..............................................8
3. O PERFIL DO ADMINISTRADOR............................................................................9
3.1. CONTABILIDADE DE CUSTOS..........................................................................10
3.1.2. A CONTABILIDADE DE CUSTOS NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS.................................................................................................................10
4. CUSTOS E BENEFÍCIOS ORIUNDOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM SIG.........11
5. ANÁLISE DE RESULTADOS..................................................................................12
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................13
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................14
1. INTRODUÇÃO.
Na contemporaneidade vive-se na era da informação, o que exige das organizações gestões estratégicas eficientes, podendo ser promovida a partir de ferramentas como a utilização de recursos oferecidos pela tecnologia de informação e dos próprios sistemas de informação. A tecnologia da informação vem transformando o mundo dos negócios, fazendo com que os processos empresariais precisem de confiabilidade, eficiência e eficácia. Esta tecnologia é empregada para aperfeiçoar o desempenho das atividades em âmbito empresarial, e por consequência apoiar os seus processos.
Por se encontrar num cenário altamente competitivo, as organizações se preocupam em utilizar sistemas que embasem o seu processo decisório, a fim de reduzir margens de incerteza, haja vista em alguns casos, equivocadas decisões podem levar a prejuízos exorbitantes bem como ao fim das próprias organizações.
O processo tecnológico aliado à tecnologia da informação, segundo Castells (2000), propõe mudanças nas técnicas de trabalho contábil que dissemina e de certa forma simplifica e muito a tarefa do contador, contudo, a ligação da ciência contábil à economia e à administração reforça sua existência para a tomada de decisões de negócios e, propõe a utilização da tecnologia para a criação de sistemas de informações contábeis que fortaleçam ainda mais o domínio do conhecimento de mercado e, não apenas de técnicas de trabalho.
Neste sentido, este artigo propõe uma análise sucinta sobre a contabilidade como ramo do conhecimento inserido no processo econômico, aliada a tecnologia da informação a partir da metodologia exploratória, em que consiste na utilização de artigos publicados e livros como fonte de pesquisa.
2. PARA QUE SERVE A TI?
Depende do nível de maturidade da empresa. As empresas no nível inicial de maturidade vêem a TI como uma despesa e não como um investimento. Admitem seu uso para controle e produtividade.
No segundo estágio de maturidade, a TI passa a ser importante para a redução de custos e controle de processos. Uma característica desse nível de maturidade é a ausência de um projeto global de TI e a análise de investimentos é feita por projeto, isoladamente.
No terceiro estágio de maturidade, a organização tem uma dependência maior de TI, porém seu crescimento dentro da organização é menor que o crescimento dos negócios. Os investimentos são necessários para acompanhar as necessidades do negócio.
No quarto estágio de maturidade, a organização vê a TI como um parceiro que pode ajudar no desenvolvimento de novos negócios e melhorar os processos atuais. Nesse estágio, os processos da empresa estão fortemente dependentes das tecnologias de informação e de sua integração com os processos.
O quinto estágio de maturidade, a organização encara a TI como um diferencial competitivo, tanto nos processos como na tomada de decisão. A TI é encarada como uma transformadora de processos e está alinhada aos objetivos organizacionais e apta a explorar novas oportunidades de negócio.
Conclui-se
...