TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica Aplicada

Dissertações: Informatica Aplicada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  2.970 Palavras (12 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 12

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

MÓDULO Básico B – noite 01

INFORMÁTICA APLICADA

PORTIFÓLIO 01

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

INFORMÁTICA APLICADA

PORTIFÓLIO 01

Trabalho apresentado ao Curso (Gestão Ambiental) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Informática Aplicada].

Prof.ª Antonio Carlos Milanez

Guarulhos

2013

Por Dentro da Máquina

As várias maneiras de usar os computadores mostram como essas máquinas podem ser poderosas. Você pode estar querendo saber como o computador armazena e organiza tantas informações e de forma tão rápida e precisa. Essas perguntas dão início a nossa aventura dentro do computador. Como qualquer máquina, o computador tem muitas partes. Nesta seção, examinaremos os componentes principais de um computador. Mais adiante, exploraremos cada uma dessas áreas detalhadamente; aqui, você obterá uma noção básica de como as partes são montadas para formar um computador capaz de entrar em operação. Independentemente de sua forma ou tamanho, todo computador que as pessoas usam diretamente tem cinco componentes básicos:

1. Processador

2. Memória

3. Dispositivos de Entrada / Saída

4. Armazenamento em disco

5. Programas

Os quatro primeiros itens são os componentes físicos da máquina, conhecidos coletivamente como hardware. O item 5 consiste no software - instruções eletrônicas que as pessoas escrevem para dizer ao hardware o que fazer.

Apesar de o hardware de um computador ser capaz de executar tarefas maravilhosas, ele não consegue realmente realizar nenhuma delas sem as instruções vitais fornecidas pelo software. Nesta seção, examinaremos os componentes físicos da máquina, o hardware. Depois, passaremos para o software, que dá vida às partes físicas.

Os sistemas de computador têm quatro componentes principais de hardware: processador; memória; dispositivos de entrada/saída, como teclado, mouse e monitor; e dispositivos de armazenamento, como as unidades de disco flexível e de disco rígido.

Processador

O procedimento complexo que transforma dados brutos em informações úteis chama-se processamento. Para efetuar essa transformação, o computador usa dois componentes, o processador e a memória. O processador é o "cérebro" do computador, a parte que interpreta e executa instruções. Nos computadores grandes, o processador normalmente possui vários chips - plaquinhas de silício ou outro material gravado com muitos circuitos eletrônicos pequeníssimos. Os chips são conectados a placas de circuitos - placas retangulares rígidas que contêm os sistemas eletrônicos que os conectam a outras placas. Nos computadores pequenos, chamados microcomputadores ou computadores pessoais, o processador é um único chip, chamado microprocessador.

O termo CPU (Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento) é usado genericamente para se referir ao processador de um computador, seja ele um conjunto de placas ou um único microprocessador. A CPU de um computador contém a inteligência da máquina; é lá que os cálculos são feitos e as decisões, tomadas. Esse cérebro ocupa um espaço incrivelmente pequeno.

Memória

A CPU usa a memória do computador para guardar as informações com as quais trabalha e como bloco de anotações para seus cálculos. Essas informações são representadas eletronicamente no chip da memória e, enquanto estão na memória, o computador pode acessá-Ios diretamente. A memória interna do computador é chamada RAM (Random Access Memory - Memória de Acesso Aleatório).

Ao contrário da memória humana, que armazena informações indefinidamente, a memória RAM armazena informações apenas enquanto o computador está ligado. Quando você o desliga ou o reinicializa, as informações desaparecem, a menos que tenham sido gravadas em um dispositivo de armazenamento. Quanto mais memória RAM o computador possuir, mais ele poderá fazer. Como a quantidade de memória de um computador afeta sua capacidade, as pessoas normalmente referem-se a essa quantidade quando descrevem a máquina. A unidade mais comum de medição da memória de um computador é o byte. O byte pode ser descrito como a quantidade de memória necessária para armazenar um único caractere. Assim, cada letra desta página ocuparia um único byte de memória.

Quando o IBM PC foi apresentado em 1981, ele vinha com 65.536 bytes de memória interna, capazes de acomodar aproximadamente 13 páginas de informação. Isso era muito para a época, quando os computadores mainframe normalmente armazenavam menos de 1 milhão de bytes; hoje em dia, porém, é comum vermos computadores pessoais com 2 a 4 Gb (Gigabytes) de memória. Quando falamos em memória, os números quase sempre são tão grandes que usamos uma notação abreviada para descrever os valores. Kilobyte, Megabyte e Gigabyte são os três termos mais comuns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com