Infraeropor Daniel Portillo Serrano
Tese: Infraeropor Daniel Portillo Serrano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: venenosa • 5/9/2013 • Tese • 763 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
Infraeropor Daniel Portillo Serrano
A Missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência. A Missão mostra, ainda, a definição do negócio.
Muitas vezes, a Missão é Confundida com a Visão. Mas as diferenças são nítidas. Enquanto a missão mostra o hoje, o presente, a razão de existir, a visão indica onde a empresa gostaria de chegar ou como desejaria ser vista no futuro.
Enquanto a missão é criada para ser perene (normalmente a missão não muda durante toda a existência da empresa, salvo raras exceções) a visão pode mudar com o passar do tempo, assim que ela é alcançada.
Geralmente a missão indica o que uma empresa se propõe a fazer. Mas outras variáveis podem ser acrescentadas para complementar ou deixar mais clara a missão, como onde faz, para quem, de que forma e por que faz:
Com raras exceções, a missão é iniciada, com um verbo no infinitivo, como produzir, oferecer, contribuir, trabalhar, disponibilizar, etc.
Tomemos como exemplo uma empresa que produzirá pneus. Vamos tentar construir a sua missão:
1. O que se propõe a fazer. “Produzir pneus”. Esta pode ser a missão final da empresa, mas vamos acrescentar mais dados:
2. Onde faz: “Produzir pneus no Brasil”. Note que já houve uma definição do negócio especificando a área geográfica. Trata-se de uma empresa nacional (ou não) que produz pneus apenas no Brasil.
3. Para quem Produz. “Produzir pneus de caminhão no Brasil”. Veja que aqui a empresa já especificou que tipo de pneus ela vai produzir: nem de motocicleta, nem de tratores, nem de automóveis, mas pneus de caminhões. Essa vai ser a especialidade da empresa.
4. De que forma Faz. “Produzir pneus de caminhão no Brasil com elevados padrões de qualidade”. Aqui já estamos agregando a forma que os pneus serão produzidos.
5. Por que faz. “Produzir pneus de caminhão no Brasil, com elevados padrões de qualidade, visando a segurança dos meios de transporte de carga rodoviários no país”. Note que aqui já ficam especificadas todas as variáveis envolvidas naquilo que a empresa se propõe a fazer.
Mas a dúvida é: por que algumas empresas têm a missão longa e cansativa de ler e outras são extremamente curtas? Não há uma resposta definitiva, ambas estão corretas e não há padrões para definir quantas linhas, palavras ou parágrafos uma
missão deve ter. Mas, normalmente, longa ou curta, a missão não deve ter mais do que um parágrafo.
Exemplo de missão de algumas empresas:
Comgás:
1. Manter a COMGÁS como patrocinadora de um crescimento sustentado, atendendo às expectativas dos acionistas quanto a resultados, adotando as melhores práticas de gestão e cumprindo as obrigações regulatórias e legais.
2. Disponibilizar nossos serviços com confiabilidade e segurança, em condições competitivas, oferecendo soluções que superem as expectativas dos clientes.
3. Trabalhar com responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente, em um clima organizacional positivo, garantindo práticas seguras, baseados em valores e princípios éticos.
Note que aqui não existe UMA missão, mas, sim, três. Aparenta ser o caso de missões múltiplas (o que não está errado, já que a empresa pode se propor a fazer coisas diferentes, mas os três itens poderiam ser reduzidos a um único parágrafo.
Amil
Viabilizar a uma parte significativa
...