Inspeção de segurança
Tese: Inspeção de segurança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lealagp • 22/11/2014 • Tese • 433 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Inspeção de Segurança
A inspeção de segurança é um sistema de trabalho tipicamente preventivo, devendo antecipar-se aos possíveis acidentes. A inspeção de segurança não é um passeio pela empresa, ela deve ser realizada com uma visão crítica das irregularidades que estão espalhadas sem que sejam percebidas no dia a dia, até que ocorra um acidente.
As inspeções de segurança podem ser feitas por diversos motivos, com objetivos diferentes e programadas em épocas e em intervalos variáveis.
Para facilitar as inspeções de segurança devem ser providenciados check list prontos onde todos os riscos existentes no setor, máquinas e ferramentas, estejam contemplados nos formulários.
As inspeções de segurança podem ser:
Inspeções Gerais:
São aquelas feitas em todos os setores da empresa e que se preocupam com todos os problemas relativos à Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho. Dessas inspeções podem participar: Engenheiros, Supervisores, Médicos, Membros da CIPA, Técnicos etc. Essas inspeções devem ser repetidas em intervalos regulares.
Inspeções Parciais:
São as inspeções limitadas à determinada área ou setor e podem limitar-se em relação às atividades, sendo inspecionados certos tipos de trabalho, certas máquinas ou certos equipamentos.
Inspeções de Rotina:
São inspeções realizadas por profissionais especializados na sua área de atuação como: Técnico de Segurança, Técnicos de Manutenção, Eletricista, Mecânico, Motorista, CIPA.
É muito importante que os próprios trabalhadores façam inspeções rotineiras em suas ferramentas, nas máquinas e nos equipamentos que utilizam. Naturalmente, em inspeções de rotina, são mais procurados os riscos que se manifestam com mais freqüência e que constituem as causas mais comuns dos acidentes.
Inspeções Periódicas:
São inspeções destinadas a descobrir riscos que o uso de ferramentas, de máquinas e equipamentos e instalações elétricas podem provocar, devido ao desgaste pelo tempo, uso e constâncias. Os setores de manutenção e produção normalmente são os responsáveis por este tipo de inspeção.
Algumas dessas inspeções são determinadas em lei principalmente as de equipamentos perigosos como: Caldeira, elevadores, equipamentos de segurança como extintores, mangueiras e instalações elétricas.
Inspeções Eventuais:
São inspeções que não tem datas ou períodos determinados. Podem ser feitas por Técnicos vários, incluindo Médicos e Engenheiros e se destinam a controle de problemas importantes dos diversos setores da empresa.
Inspeções Oficiais:
São inspeções realizadas por agentes de órgãos oficiais e das empresas de seguro como: CB - Corpo de Bombeiros, DRT – Delegacia Regional do Trabalho, Secretaria da Fazenda, MP - Ministério Público, Seguradoras, INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, CRA – Conselho de Recursos Ambientais, CREA – Conselho
...