Internet Banking
Projeto de pesquisa: Internet Banking. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davidcg • 26/11/2013 • Projeto de pesquisa • 976 Palavras (4 Páginas) • 379 Visualizações
Sumário
1- Internet Banking 2
2- Investimentos 3
3- As atividades bancárias na internet 3
4- Finanças Virtuais 4
5- Referências Bibliográficas 5
1- Internet Banking
O uso de serviços bancários pela internet e por redes móveis ultrapassou os meios tradicionais no Brasil, revelou nesta quinta-feira (13) uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com a Booz & Company. O volume de transações virtuais cresceu 14% nos últimos quatro anos, alcançando 42% em 2012, contra 41% de outros meios, como a presença física nas agências bancárias e ATMs.
O grande responsável pelo resultado foi o mobile banking – que permite o acesso através de tablets e smartphones. O serviço avançou 223% entre 2008 e 2012, passando a representar 2,3% do total de transações bancárias no País, ainda segundo a entidade.
A maior sensação de segurança contra fraudes da internet foi um dos motivos que impulsionaram este aumento, na visão da diretora de tecnologia da Booz & Company, Renata Serra. “Também contribuiu a ascensão dos mais jovens nestes serviços, mais acostumados ao meio virtual. Além disso, novas funcionalidades que os bancos colocaram à disposição dos consumidores proporcionaram maior conveniência em produtos e serviços”, destaca.
Uma destas facilidades, segundo Renata, é a possibilidade de pagar contas por meio do código de barras fornecido nos boletos, que já pode ser lido por smartphones e tablets. Na internet tradicional, ainda é preciso comprar um leitor. “O consumidor faz o pagamento pelo celular sem precisar digitar todos os códigos”, explica.
Até 2017, as transações bancárias por internet e mobile banking podem representar 54% do total, se o crescimento destes canais se mantiver, acredita a executiva da Booz & Company, que acompanhou o desenvolvimento da pesquisa.
Entre 2008 e 2012, o número de contas com acesso ao internet banking cresceu 20,8%, acima do aumento de 13,9% da população com acesso à internet no País. As transações neste meio movimentaram R$ 14 bilhões no ano passado.
2- Investimentos
Os custos por transação nos canais virtuais também ficaram mais baratos, em virtude dos investimentos nesta área, de acordo com a Febraban. Passaram a custar 17,4% a menos nos últimos cinco anos. Por outro lado, a facilidade em acessar a tecnologia encareceu os gastos dos bancos, devido ao aumento de 73,4% no volume de transações pela internet e por redes móveis, revelou a pesquisa.
O levantamento apontou ainda que os investimentos com tecnologia da informação (TI) por instituições financeiras cresceram 9,5% no último ano, movimentando R$ 20,1 bilhões neste mercado.
Fonte: <http://economia.ig.com.br/financas/2013-06-14/internet-supera-meios-tradicionais-nos-servicos-bancarios-revela-febraban.html>, acessado em: 20/11/2013 – Internet Banking
3- As atividades bancárias na internet
As atividades bancárias consistem,emsíntese, emintermediar dinheiro, ou seja, os
bancos captamesse bem no mercado e o repassam.Nessaintermediação ele
s são remunerados
pelo spread (diferença entre ovalor do dinheiro na captação e no repasse, simbolizado na taxa de
juros).
Os bancos atualmente são instituições multifuncionais, dedicando-se a uma variedade de
outras atividades.
Fonte: www.ebitempresa.com.br/index_ebitinforma.htm>, Acessado em 20/11/2013
4- Finanças Virtuais
No início era o ouro em espécie que acabou cedendo lugar ao papel com lastro. Muito embora o papel fosse fácil de ser multiplicado, os bancos não poderiam emprestar o ouro que não tinham, assim o grande crescimento do papel moeda acabou extinguindo o lastro. Agora nem papel precisa mais, o dinheiro está se tornando virtual deixando de existir fisicamente e completamente desatrelado da economia real onde se produzem os bens e serviços.
Agora o dinheiro se multiplica por mágica. Suponha que você emprestou em euro ou iene, converteu em dólares, aplicou a juros de agiotagem
...