Introdução A Internet
Monografias: Introdução A Internet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gersonlsilva • 18/9/2013 • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 315 Visualizações
INTRODUÇÃO À INTERNET
http://www.fundacaobradesco.org.br
Internet ("Entre-rede") é uma rede de computadores, capaz de interligar todos os computadores do mundo através de várias redes interligadas. Cada rede individual é administrada, mantida e sustentada em separado por instituições educacionais particulares e por outras organizações.
A Internet evoluiu de uma rede de uso meramente acadêmico e militar para se tornar a maior fonte global de informação, jamais vista, constituindo o maior fórum mundial de corporações e pessoas interessadas em comunicarem-se entre si. A rede das redes, como é conhecida, está cada vez mais trazendo para perto de nós a tão esperada revolução nos meios de comunicação dentro da sociedade.
Milhões de pessoas utilizam esse sistema todos os dias, através de seu e-mail, ou endereço eletrônico, uma espécie de CEP através do qual seu computador pode ser encontrado, e passam a receber mensagens vindas de qualquer parte do mundo.
Através da rede pode-se trocar mensagens, fazer debates, operações bancárias, copiar arquivos, participar de grupos de discussões, ler jornais e revistas e até mesmo namorar.
A Internet é organizada na forma de uma malha. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional. Basta conectar-se a um computador ligado à Internet na sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino.
Para ocorrer essa comunicação através de computadores, é necessário uma linha telefônica e um modem, instalados nos mesmos. É por esta grande facilidade de acesso que neste momento há centenas de milhares de usuários sentados diante de seus computadores, obtendo informações de várias partes do mundo.
Muito em breve, a Internet será aceita como um simples fato da vida moderna, e as pessoas até esquecerão como tudo isso começou.
HISTÓRICO
1965 - Surge a Internet no auge da guerra "fria" quando o ministério da defesa dos E.U.A. encomendou uma ligação entre os computadores mais potentes e importantes da nação, de modo que a comunicação de dados militares fosse possível mesmo depois de um ataque nuclear.
1966 - Bob Taylor, um pesquisador da Arpa (Agência de Projetos Avançados de Pesquisa), orgão do Ministério da Defesa, inicia um projeto de interligação dos computadores dos laboratórios universitários que colaboram com a agência.
1967 - Larry Roberts, que nesta época era considerado a única pessoa nos Estados Unidos capaz de montar uma rede do gênero, faz o desenho da configuração da mesma.
1969 -Surge o primeiro nó (ponto de conexão) da rede na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Inicialmente se chamava Arpanet (Advanced Research Projects Agency) ligada totalmente ao setor militar.
1973 - São montadas as primeiras conexões internacionais com a Arpanet na Noruega.
1974 - É inaugurado o Telenet, o primeiro serviço comercial conectado à Arpanet. A partir daqui, com o uso do Protocolo TCP/IP começaram a se agregar à Arpanet, redes de computadores de universidades.
1979 - Criação da Usenet, a rede de grupos de discussão.
1981 - É iniciada a Bitnet (Because It's Time Network) oferecendo correio eletrônico, servidor de lista e transferência de arquivos.
1986 - É criada uma nova rede, a NSF-Net com o apoio da NASA.
A EXPLOSÃO COMERCIAL
1994 - O tráfego na NSF-Net ultrapassa 10 trilhões de bytes por mês. Vários países entram para a rede: Algéria, Armênia, Bermuda, China, Colômbia, Polinésia Francesa, Líbano, Lituânia, Marrocos, Nova Caledônia, Nicarágua, Nigéria, Panamá, Filipinas, Senegal, Sri Lanka, Uruguai etc
1995 - A NSF-Net volta a ser uma rede exclusivamente acadêmica. O tráfego comercial nos Estados Unidos fica com a iniciativa privada.
1996 - Nos Estados Unidos, o presidente Bill Clinton aprova uma lei de telecomunicações, que, entre outras resoluções, prevê pena para quem distribuir conteúdo considerado inadequado na Internet.
Há previsões de que até o ano 2000, cerca de 300 milhões de usuários estejam conectados à Internet, espalhados por mais de 150 países.
A INTERNET NO BRASIL
http://www.cgi.br
Em Nota Conjunta de maio de 1995, o Ministério das Comunicações (MC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) afirmaram que para tornar efetiva a participação da Sociedade nas decisões envolvendo a implantação, administração e uso da Internet, seria constituído um Comitê Gestor da Internet, que contaria com a participação do MC e MCT, de entidades operadoras e gestoras de espinhas dorsais, de representantes de provedores de acesso ou de informações, de representantes de usuários, e da comunidade acadêmica.
O Comitê Gestor foi criado pela Portaria Interministerial Número 147, de 31 de maio de 1995. Seus integrantes foram nomeados pela Portaria Interministerial Número 183, de 3 de julho de 1995, sofrendo alterações através das Portarias subsequentes.
No dia 4 de setembro de 2003, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto Nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, que estabelece as normas de funcionamento e atribuições do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O decreto foi complementado pelas Portarias subsequentes.
CONCEITOS IMPORTANTES
WWW
A World Wide Web é o principal serviço da Internet, a parte multimídia da rede. É possível através dela: ler jornais eletrônicos, fazer compras em shoppings virtuais, consultar bancos de dados, dentre outras atividades.
Desenvolvida no laboratório Europeu de Partículas Físicas (CERN), na Suíça, em 1990, é o meio mais fantástico de comunicação já inventado. Ele traz para a Internet recursos de imagem, sons, animação e hipertexto, permitindo a criação de verdadeiros empreendimentos virtuais.
A Web, como é chamada, é formada por milhões de lugares conhecidos como sites. Existem sites de universidades, empresas, órgãos do governo, sites pessoais etc.
As informações estão organizadas na forma de páginas
...