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Introdução à Engenharia de Software

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Por:   •  21/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  430 Visualizações

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1 Introdução à Engenharia de Software

Jair C Leite

Departamento de Informática e Matemática Aplicada

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Campus Universitário - Lagoa Nova

59072-970 - Natal - RN- Brazil

e-mail: jair@dimap.ufrn.br

Fone: +55(84) 215-3814

Objetivos

Apresentar as motivações pela qual a disciplina e a profissão de engenharia de software faz-se necessária. Veremos algumas definições e uma visão geral da área. Discutiremos o que é software, diferenciando-o de programa e vendo-o como um artefato conceitual. Discutiremos ainda as diferenças entre programação e engenharia de software.

Algumas questões deverão ser discutidas:

• Qual o contexto de um software?

• Software e programa são a mesma coisa?

• Engenharia de Software é o mesmo que programação?

1.1 Sistemas baseados em computador

Um sistema baseado em computador é aquele que automatiza ou apóia a realização de atividades humanas através do processamento de informações.

Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais.

• Hardware

• Software

• Informações

• Usuários

• Tarefas

• Documentação

O hardware corresponde às partes eletrônicas e mecânicas (rígidas) que possibilitam a existência do software, o armazenamento de informações e a interação com o usuário. A CPU, as memórias primária e secundária, os periféricos, os componentes de redes de computadores, são exemplos de elementos de hardware. Um único computador pode possibilitar a existência de diversos sistemas e um sistema pode requisitar diversos computadores.

O software é a parte abstrata do sistema computacional que funciona num hardware a partir de instruções codificadas numa linguagem de programação. Estas instruções permitem o processamento e armazenamento de informações na forma de dados codificados e podem ser controladas pelo usuário. Este controle, bem como a troca de informações entre o usuário e o sistema é feita através da interface de usuário, composta por hardware e software.

A informação é um componente fundamental nos sistemas baseados em computador. Por isto eles podem também ser chamados de sistemas baseados em informação. Sistemas processam e armazenam dados que são interpretados como informações pelos usuários através da interface. São os dados que representam elementos do domínio que tornam o sistema útil para os usuários.

Os usuários são também elementos centrais no desenvolvimento de um sistema baseado em computador. As metas de cada usuário, de acordo com o papel que cada um desempenha no domínio, devem poder ser satisfeita pelo sistema.

As tarefas ou procedimentos compreendem as atividades que o sistema realiza ou permite realizar. As tarefas caracterizam a funcionalidade do sistema e devem permitir aos usuários satisfazer as suas metas.

A documentação do sistema envolve os manuais de usuário, que contém informações para o usuário utilizar o sistema (documentação do sistema) que descrevem a sua estrutura e o funcionamento. Estes últimos são fundamentais durante o desenvolvimento do sistema para a comunicação entre a equipe de desenvolvimento e para a transição entre as suas diversas etapas e durante a manutenção de um sistema em sua fase operacional.

Um sistema baseado em computador funciona num determinado domínio de aplicação que corresponde a um tipo de ambiente ou organização onde o sistema é utilizado.

Exemplos de sistemas baseados em computador

• Sistema de Automação Bancária

• Sistema de Folha de Pagamento

• Sistema de Controle Acadêmico

• Sistema de Biblioteca

• Sistema de Controle de Tráfego Urbano

• Sistema de Controle de Elevadores

• Sistema de Editoração de Jornais e Revistas

Engenharia de Sistemas baseados em computador

O desenvolvimento do sistema deve ser pensado como um todo. Os problemas que o sistema deve resolver devem ser analisados e uma solução envolvendo todos os componentes deve ser proposta. O desenvolvimento de cada componente do sistema pode ser conduzido utilizando uma "engenharia" específica. É importante ressaltar que o termo engenharia está sendo utilizado de forma imprecisa.

• Engenharia de Hardware - construção dos diversos equipamentos de hardware, engenharia de redes, etc.

• Engenharia de Software - desenvolvimento dos diversos componentes de software que compõe o sistema

• Engenharia de Informações - modelagem e estruturação das informações para que possam ser armazenadas na forma de dados relacionados entre si.

• Engenharia de Usabilidade (ou de Fatores Humanos) - Os fatores humanos devem ser analisados para que as atividades humanas sejam desempenhadas com qualidade.

• Engenharia de Procedimentos ou Métodos - Novas tarefas dos usuários devem surgir e outras podem ser extintas. Outras atividades podem ser automatizadas pelo sistema

Todas estas "engenharias" devem ser concebidas de forma integrada uma vez que os seus elementos estão bastante relacionados entre si. A ênfase em apenas um dos aspectos pode levar a deficiências do sistema em alguns outros componentes.

Na construção de um sistema não podemos nos concentrar apenas na engenharia de software. É preciso considerar que o hardware, bem como as informações e os procedimentos do domínio precisam ser analisados e construídos de forma integrada ao sistema.

Os três níveis de um sistema baseado em computador

Podemos identificar três níveis distintos de visualização de um sistema

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