Introdução à arquitetura do computador, funções do computador
Relatório de pesquisa: Introdução à arquitetura do computador, funções do computador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raphamatiasso • 11/5/2014 • Relatório de pesquisa • 4.167 Palavras (17 Páginas) • 339 Visualizações
Etapa 1
Resumo
Este trabalho tem por objetivo, refletir sobre a Introdução a Arquitetura de Computadores, falando um pouco sobre atributos que podemos ver em um computador. Comentaremos também sobre, Organização de Computadores, que nesse caso refere-se a partes operacionais do computador, como a memoria do computador. Explicaremos as funções básicas do computador.
Depois de demonstrarmos um pouco sobre a parte física do computador, entraremos na história, contando como tudo surgiu e o motivo dessa grande invenção. Esta maquina a milhares de anos atrás foi criada, com o intuito de facilitar cálculos nas empresas. Com o passar do tempo, viram que não necessariamente só pra isso serviria, portanto foi inovando e a tornando mais util. Essa era da evolução dos computadores foi classificada por Primeira Geração de Computadores, Segunda Geração e Terceira Geração, após a terceira, o avanço tecnológico não permitiu mais que houvesse registros por ir tão rápido.
Saindo da História, entrando em tempos modernos, descrevendo sobre Configurações descritas de Ultrabooks e Tablets, e apresentando algumas imagens sobre instrumentos que hoje em dia são instrumentos não só de trabalho, mas que com tudo que o mesmo engloba, pode e se é usado, em casa, trabalho e escola.
Ainda em tempos modernos, entraremos no assunto, referente às Memórias mais importantes do computador. Cuja são: Memoria Rom e seus tipos, Memoria Ram e seus tipos.
Introdução
Neste trabalho iremos falar um pouco da Introdução a Arquitetura de Computadores, que se remete a atributos de um sistema. Com o esqueleto do computador, ou melhor, as partes de Hardware apresentadas entraram no assunto, falando um pouco sobre a história do computador, como surgiu a ideia e para a que fim. Antigamente, foi criado apenas para facilitar cálculos, hoje em dia utilizamos para trabalho, casa, escola.
2. Introdução a Arquitetura de Computadores.
A Arquitetura de um computador refere – se a atributos, ou seja, toda a parte visível de um computador.
Ela é o estudo dos requisitos necessários para que um computador funcione e de como organizar os diversos componentes para obter melhores desempenhos.
Computadores são aparelhos extremamente complexos. Para compreender o seu funcionamento, precisamos entender várias camadas em que ele consiste. Existe também uma camada que é considera a mais baixa de todas, cuja é aquela formada por transistores, tensão e corrente elétrica. Nesta camada estuda-se o funcionamento de transistores e circuitos levando em conta as propriedades físicas da corrente elétrica.
Existe também uma camada, cuja é acima de todas, onde estão as portas logicas, ou seja onde se é possível estudar como criar estruturas mais complexas combinando – se as diversas portas como AND, OR, NOT, que são para criação de estruturas como multiplexadores, Essa camada assim como todas são compostas por transistores. A Partir daí começamos a lidar com estruturas mais complexas como registradores e unidades lógicas aritméticas, todas compostas por muitos flip-flops, somadores e multiplexadores.
3. Organização de computador
A organização de computadores refere-se a unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais.
Unidade de Entrada: Está e a seção “Receptora” do computador, recebe informações, dados, programas de softwares, através de um dispositivo de entrada.
- Dispositivos de entrada: Teclado, Mouse, Microfone, Scanner, Discos, Placa de rede, pen drive e entre outros.
Unidade de Saída: Está é a seção de “envio” do computador, ela pega as informações que o computador processou e as coloca em vários dispositivos de saída, para tornar informações visíveis fora do computador.
- Dispositivos de saída: Monitores, Impressora, placa de rede, Discos,
Unidade de Memória: Está é a seção de armazenamento de relativamente baixa capacidade e rápido acesso do computador, ou seja, ela armazena programas do computador, enquanto estão sendo executadas, reténs informações que foram inseridas pela unidade de entrada e retém informações processadas até que eles possam ser colocadas em dispositivos de saída pela unidade de saída.
Unidade Lógica e Aritmética (ALU – Arithmetic and Logic
Unit) : Responsável pela realização de cálculos aritméticos, relacionais e lógicos.
Unidade de Controle: Está seção é responsável por coordenar e supervisionar a operação das outras seções, avisa a unidade de entrada quando as informações devem ser lidas e transferidas para unidade de memoria, informa a ALU quando as informações da unidade de memoria devem ser utilizar cálculos e Instrui a unidade de saída sobre quando enviar as informações da unidade de memoria para certos dispositivos de saída.
Unidade Central de Processamento (CPU – Central
Processing Unit) : é composta pela ALU, Unidade de controle e registradores.
Unidade de Armazenamento Secundária: Está é a seção de armazenamento de alta capacidade e longo prazo do computador. É a parte mais importante do computador.
4. Funções básicas de um computador
*Processamento de dados
*Armazenamento de dados
* Movimentação de dados
*Controle
5. A evolução do computador.
O computador foi inventado pelo homem devido à necessidade de facilitar os cálculos. Inicialmente, com o intuito de facilitar o seu trabalho, o homem criou o Ábaco, um calculador decimal operado manualmente, há milhares de anos atrás no oriente médio e que ainda é muito utilizado em países no oriente, como o Japão. Depois, no ano de 1642, um francês de 18 anos chamado Blaise Pascal inventou a primeira maquina de somar chamada Pascalina, a qual realizava operações aritméticas, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas. Por volta de 1822, um cientista chamado Charles Babbage desenvolveu uma maquina que era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) e executar as quatro operações, armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números
...