Inversor De Frequencia
Ensaios: Inversor De Frequencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilenor • 24/11/2013 • 2.281 Palavras (10 Páginas) • 557 Visualizações
Indíce
- Introdução..........................................................................................................3
1.1 - O inversor de frequência...................................................................................3
1.2 – Conhecendo os tipos de motores elétricos....................................................3
1.3 – Motor monoifásico............................................................................................3
1.4 – Motor trifásico....................................................................................................4
– Funcionamento do inversor de frequência.....................................................5
2.1 - Inversor em modo escalar.................................................................................7
2.2 – Frenagem...........................................................................................................8
3.0 – Recursos tecnológicos.....................................................................................9
3.1 – Vantagens........................................................................................................10
3.2 – Desvantagens..................................................................................................10
4.0 – Conclusão........................................................................................................11
- INTRODUÇÃO
1.1 - O inversor de frequência
Um dos equipamentos mais comuns na automação industrial é o inversor de frequência, os acionamentos de motores elétricos em corrente alternada ocupam mais de 80% dos sistemas de controle de motores elétricos atualmente.
Os inversores além de apresentar um baixo custo apresentam uma flexibilidade aliada com a tecnologia em corrente alternada, e destinado a aplicações rotineiras ou especiais.
1.2 - Conhecendo os tipos de motores elétricos:
O motor elétrico e uma maquina que transforma energia elétrica em energia mecânica (giro do seu eixo), são classificados em dois grandes grupos; corrente continua e corrente alternada.
Neste caso é interessante estudar o motor de indução corrente alternada que é o tipo de motor onde se é aplicado o uso de inversores de frequência. Esse motor e constituído basicamente de rotor e estator , o rotor é a parte móvel do motor e o estator constitui a parte fixa.
O motor de indução pode ser monofásico ou trifásico.
1.3 - Motor monofásico
O motor monofásico de indução e uma maquina elétrica projetada e construída para funcionar em redes monofásicas. Os motores monofásicos são empregados para cargas que necessitam de motores de pequena potência, exemplos: ventiladores, geladeiras, furadeiras etc.
1.4 - Motor trifásico:
O motor trifásico e chamado de motor de indução pelo fato de as correntes de C A serem induzidas no circuito do rotor pelo campo magnético rotativo do estator, os motores de indução trifásico podem ser de dois tipos, de acordo com a construção de seu rotor; com rotor em gaiola de esquilo e com rotor bobinado
O inversor de frequência e um dispositivo elétrico ou eletromecânico capaz de converter um sinal elétrico CC (corrente continua) em um sinal elétrico CA (corrente alternada).
A função do inversor e controlar a velocidade e torque para estabelecer um melhor resultado sobre o sistema, seja no controle de velocidade de uma maquina ferramenta, na variação de velocidade em sistemas de alimentação e dosagem no controle de elevação em pontes rolantes, elevadores, bombas e motores,nos exemplos citados e fundamental a utilização do inversor.
Os inversores também são utilizados em aplicações envolvendo energia solar e energia eólica, tanto no fornecimento aos consumidores locais(residências) ,como na interligação com as concessionárias de energia elétrica.
O inversor de frequência e um dos dispositivos mais utilizados na automação, e com sua evolução e de grande contribuição para a otimização de plantas fabris e nos processos de manufatura.
fonte: Google imagens
2.0 - FUNCIONAMENTO DE UM INVERSOR
O processo de inversão consiste em fornecer, na saída do inversor, uma tensão alternada (220 V/60Hz) por exemplo, uma tensão alternada utilizando para isso tensão/corrente continua como alimentação(por exemplo uma bateria de carro 12v)
Essas vantagens levaram a indústria a desenvolver um sistema capaz de controlar a potencia (velocidade + torque) de um motos, quanto maior for a frequência, maior a rotação
Conforme a formula abaixo:
N=120*f/p
Onde:
N=rotação em RPM
f=frequência da rede, em Hz
p=numero de polos
Os números de polos em motos AC sejam fixos (determinado na sua construção), ao variar a frequência, varia na mesma proporção sua velocidade de rotação.
Portanto os inversores transformam a tensão da rede, de amplitude e frequência constantes, em uma tensão de amplitude e frequência variáveis, assim consegue-se variar a velocidade do campo girante e consequentemente a velocidade mecânica de rotação da maquina.
O circuito é composto por uma onda completa que é gerada por uma ponte retificadora trifásica e dos capacitores de filtro. Esse sistema tem uma fonte DC simétrica por existir uma saída de aterramento no circuito. Portanto temos uma saída positiva e uma saída negativa que são tensões continuas em relação ao aterramento ,formando assim o “barramento DC”.
O barramento
...