LINHAS DE CAMPO, PÊNDULO ELETROSTÁTICO E GERADOR DE VAN DER GRAAFF
Por: ChristianSchu • 4/9/2017 • Relatório de pesquisa • 749 Palavras (3 Páginas) • 944 Visualizações
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ENGENHARIA MECÂNICA
FÍSICA III
LINHAS DE CAMPO, PÊNDULO ELETROSTÁTICO E GERADOR DE VAN DER GRAAFF
CHRISTIAN ALBERTO SCHÚ
FAHOR – FACULDADE HORIZONTINA
VALERIA BONETTI JERZEWSKI
4º SEMESTRE
Horizontina - 2017
RESUMO
Foram realizados experimentos práticos referente as linhas de campo produzidas por um ímã e sobre as transferências de cargas elétricas que ocorrem quando aproximamos dois corpos em diferentes situações de carga.
Ao realizar o experimento de linhas de campo foi possível observar uma parte do campo elétrico que se forma em volta do imã.
No segundo experimento foi utilizado um pêndulo eletrostático, que foi montado pelos acadêmicos, para poder observar o comportamento de dois corpos quando um esta eletrizado e o outro não, e quando ambos estão eletrizados com cargas de mesmo sinal.
Por fim, foi utilizado um Gerador de Van der Graaff, que possibilitou comprovar os conceitos da Eletrostática, novamente mostrando o comportamento dos corpos por influência das cargas elétricas.
INTRODUÇÃO
Os experimentos foram realizados para que nós, estudantes de Física III, pudéssemos observar e comprovar a existência de campo eletromagnético em volta de um ímã, que se refere ao local onde ocorrem interações magnéticas.
Também houve a possibilidade de aprofundar os conhecimentos no comportamento dos corpos que sofrem influência das cargas elétricas presentes no mesmo. Isto foi proporcionado pela construção e análise de testes em um pêndulo eletrostático e pela disponibilidade de um Gerador de Van Der Graaff.
LINHAS DE CAMPO
1) Materiais necessários para a realização do experimento
- Ímã
- Folha de papel A4
- Cola Branca
- Limalha / pó de ferro
2) Procedimento
1º) Posiciona-se o ímã sobre uma mesa;
2º) Distribui-se uma camada de cola branca sobre uma das superfícies da folha de papel A4;
3º) Coloca-se a folha A4, com a cola para cima, sobre o ímã. Preferencialmente, que o ímã esteja centralizado com a folha;
4º) Com certo cuidado, espalha-se um pouco de pó de ferro sobre a cola. Ao espalhar o pó de ferro, a linhas de campo começam a ser percebidas pelo modo de como o pó de ferro se distribuiu na folha.
3) Conclusão
Ao realizar o experimento, foi possível perceber que as diferentes formas de ímã possuem também, diferentes linhas de campo. Outra observação sobre este, é de que só foi possível visualizar as linhas de campo, pois o pó de ferro é por ela atraído.
PÊNDULO ELETROSTÁTICO
1) Materiais necessários para a realização do experimento
- Pedaço de papel alumínio
- Cano PVC
- Meia de material acrílico
- Base (copo descartável com argila)
- Canudo (haste do pêndulo)
- Fio para a sustentação do papel alumínio
2) Procedimento
1º) Monta-se o pêndulo: prender o canudo na base, amarrar o fio no canudo e fixar o papel alumínio na outra extremidade do fio;
2º) Atrita-se o cano PVC com a meia de material acrílico, o que resulta na eletrização do cano;
3º) Aproxima-se o cano do pêndulo, observando que ocorre atração entre o cano e o papel alumínio, até que ocorra o contato entre ambos;
4º) Afastar e em seguida aproximar novamente o cano do pêndulo, observando que neste momento ocorre a repulsão entre o papel alumínio e o cano PVC.
...