Laboratótio de Dispositivos
Por: Lariuxi • 26/11/2015 • Relatório de pesquisa • 800 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
Relatório
No dia 27 de março de 2015, à aproximadamente duas horas e quarenta minutos da tarde, na Universidade Estadual de Minas Gerais de Ituiutaba, no Laboratório de Máquinas do bloco A, deu-se inicio à primeira aula prática da matéria de Dispositivos Eletromagnéticos, ministrada pelo professor Hélio Ferrari.
No laboratório, foram passadas no quadro sete questões para serem respondidas pelos alunos e entregues ao professor na aula seguinte juntamente com o relatório. Tais perguntas são respondidas através dos experimentos feitos pelos alunos durante a aula prática.
Na aula, foram feitos experimentos para visualizar de maneira clara e simples a distribuição das linhas de campo usando limalha de ferro sobre um pedaço de folha. Houve experimentos usando bobinas de 1000 espiras, 500 espiras e 250 espiras. Também houve experimentos usando bobinas de 1000 espiras em um núcleo em U para ver a disposição do campo eletromagnético, nesse caso, colocou-se uma bobina em apenas um braço do núcleo e depois uma bobina em cada braço do núcleo em U. Foram tiradas fotos de todos os experimentos realizados.
Contudo, tem-se que a aula foi de grande proveito, pois os alunos puderam observar de forma bem prática e clara o que eles estudam na aula teórica.
- Qual a dimensão do núcleo? (axbxc)
O núcleo possui dimensões de 14 centímetros de largura e 4 centímetros por 4 centímetros de área de secção. Portanto, as dimensões são de (14x4x4) centímetros.
- Por que o núcleo é de material laminado?
Nos materiais magnéticos ocorre perda de energia cada vez que o material é submetido a um ciclo de histerese. A perda é separada em perda por correntes de Foucault e perda por histerese; a primeira componente é provocada pela perda de correntes que circulam no material, tendendo a se opor à variação da indução magnética; a segunda componente corresponde à energia despendida em orientar os domínios magnéticos do material na direção do campo.
As correntes de Foucault por sua vez são minimizadas construindo os núcleos com chapas finas e isolando-as, aumentando a resistência no caminho das correntes e portanto, reduzindo sua magnitude e consequentemente as perdas.
- Determine Fmm das bobinas usando a corrente máxima do circuito:
1ª amostra: 2ª amostra: 3ª amostra:
I=0,44 A I=0,44 A I=0,44 A
N= 1000 espiras N= 500 espiras N=250 espiras
Como Fmm= N.I Como Fmm=N.I Como Fmm=N.I
Fmm= 440 Aesp Fmm= 220 Aesp Fmm=250 Aesp
- Usando duas bobinas N=1000 espiras. Com o uso da limalha de ferro, observe as linhas de campo:
Linhas de campo magnético se atraindo, indicando polaridades distintas (NS ou SN) como é mostrado na figura 1. Já na figura 2, as linhas de campo se afastam, indicando polaridades iguais (NN ou SS).[pic 1][pic 2]
Figura 1 Figura 2
- Ligue uma das bobinas N=1000 em um dos braços do núcleo em U. Desenhe as linhas de campo nas extremidades.[pic 3]
A bobina, fonte de força magnetomotriz, encontra-se no braço do lado direito. Observa-se que a intensidade de campo é ligeiramente maior neste lado. Observa-se também a continuação das linhas percorrendo o circuito do braço do núcleo em U.
...