Linguagem Para Organização E Transferência De Dados Para A Web
Trabalho Universitário: Linguagem Para Organização E Transferência De Dados Para A Web. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vlaferjr • 24/3/2015 • 776 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Linguagem para Organização e Transferência de Dados para a Web
SÃO PAULO
Março 2015
A Linguagem XML: conceitos básicos e característica
XML é a abreviação de Extensive Markup Language (Linguagem extensível de formatação). Trata-se de uma linguagem que é considerada uma grande evolução da internet.
A XML é um subconjunto da SGML que permite que uma marcação específica seja criada para especificar ideias e compartilhá-las na rede. Ela tem as virtudes da SGML e da HTML sem qualquer das limitações óbvias.
XML é uma tecnologia na verdade muito simples que tem ao seu redor outras tecnologias que a complementam e a faz muito maior e com possibilidades muito mais amplas assim como às tecnologias que trabalham com ela, seus usos, vantagens e modos de realizar as tarefas.
XML, com todas as tecnologias relacionadas, representa uma maneira distinta de fazer as coisas, mais avançada, cuja principal novidade consiste em permitir compartilhar os dados com os quais se trabalha a todos os níveis, por todas as aplicações e suportes. Sendo assim, o XML tem um papel importantíssimo neste mundo atual, que tende à globalização e à compatibilidade entre os sistemas, já que é a tecnologia que permitirá compartilhar a informação de una maneira segura, confiável e fácil. A XML permite ao programador e aos suportes dedicar seus esforços às tarefas importantes quando trabalha com os dados, já que alguma tarefa trabalhosa como a validação destes ou o percorrido das estruturas corre a cargo da linguagem e está especificado pelo padrão, de modo que o programador não tem que se preocupar por isso.
Vemos que XML não está só, e sim com um mundo de tecnologias ao redor dele, de possibilidades, maneiras mais fáceis e interessantes de trabalhar com os dados e, definitivamente, um avanço na hora de tratar a informação, que é na verdade o objetivo da informática em geral. XML, ou melhor, dizendo o mundo XML não é uma linguagem, e sim várias linguagens, não é uma sintaxe, e sim várias e não é uma maneira totalmente nova de trabalhar, e sim uma maneira mais refinada que permitirá que todas as anteriores se possam comunicar entre si sem problemas, já que os dados cobram sentido.
XML é interessante no mundo da Internet e do e-business, já que existem muitos sistemas distintos que têm que se comunicar entre si, porém, como se pode imaginar, interessa igualmente a todos os ramos da informática e o tratamento de dados, já que permite muitos avanços na hora de trabalhar com eles.
Descrever os principais elementos de sintaxe da linguagem, com exemplos de utilização das mesmas. O descritivo das sintaxes deve ser muito bem detalhado, com analogias referenciando a banco de dados, para facilitar a compreensão pela equipe de TI da Vassoura Vassourinha XXI Ltda.
Sintaxe Descrição
<?xml version="1.0"?>
A declaração do XML não faz parte do documento, não é um elemento, e por essa razão não precisa de uma TAG de fechamento.
<raiz> ...</raiz> Entre as tags do elemento raiz que estarão todas as outras tags do seu documento XML Elemento que diz o que é o documento.
<elementos>...</elementos> Todos os elem entos devem ter uma tag de fechamento e diferente do HTML que pode ter tags que não são fechadas.
<atributos>...</atributos> O
...