Linux é O Bicho
Artigo: Linux é O Bicho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mnu123 • 23/4/2013 • 287 Palavras (2 Páginas) • 775 Visualizações
Linux
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre sistemas (p.ex., distribuições) que utilizam o núcleo desenvolvido por Linus Torvalds. Para o núcleo propriamente dito, veja Linux (núcleo).
Linux
Tux.svg
Tux, a mascote do Linux
Modelo: Software Livre
Família do SO: baseado em Unix
Núcleo: Linux
Licença: GNU GPL / Outras
Desenvolvimento: Ativo
Portal Tecnologias de informação
Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operativos (português europeu) ou sistemas operacionais (português brasileiro) que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos (português europeu) ou sistemas operacionais (português brasileiro) com núcleo Linux passaram a ter a colaboração de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical.1
Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de softwares livres para escritório (LibreOffice, por exemplo) ou de uso geral (projeto GNU) e por programas para micro e pequenas empresas que na maioria dos casos em nada ficam a dever aos seus concorrentes proprietários, e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como o KDE e o GNOME, o núcleo Linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caído no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Há muito entretanto destaca-se como o núcleo preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos mainframes de grandes empresas comerciais2 e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o K computer, japonês (lista TOP500).
...