Lista de requisitos funcionais e não funcionais válidos
Resenha: Lista de requisitos funcionais e não funcionais válidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clovisejosy • 25/5/2014 • Resenha • 642 Palavras (3 Páginas) • 860 Visualizações
1.6 Listagem de Requisitos Funcionais e Não funcionais validados
Serão abordados abaixo os requistos funcionais e não funcionais, tendo como modelo a empresa VOEBEM, que encontra dificuldades para o gerenciamento dos seus passageiros e lista de voos.
1.6.1 Requisitos funcionais
A fim de definir as funções do sistema, foram abordados os requisitos funcionais, com a finalidade de especificar os resultados do mesmo.
RF1 O software deve garantir que apenas usuários autenticados tenham acesso ao sistema
RF2 O software deve contar com a opção de recuperação de acesso, caso seja necessário.
RF3 O software deve permitir o cadastro de passageiros, consulta e alteração.
RF4 O software deve conter a opção de cadastramento de assentos que serão alocados aos passageiros.
RF5 Também deve ser disponibilizado o cadastro, alteração e consulta de aeronaves que serão alocadas aos voos.
RF6 Todas as informações acima deverão ser reunidas na lista de voo diário, para isso o sistema também terá um módulo de cadastro, consulta e alteração.
Figura 1 - Requisitos funcionais
1.6.2 Requisitos Não Funcionais
Como dito anteriormente os requisitos não funcionais são os requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de confiabilidade, desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, entre outros.
A fim de especificar esses requisitos foi desenvolvida uma lista dos mesmos.
RNF1 O sistema deve contar com alta disponibilidade.
RFN2 O sistema deverá ser capaz de rodar em qualquer plataforma.
RFN3 O sistema deverá ser intuitivo, para que assim possa ser utilizado sem requerer muito tempo de treinamento aos usuários.
RFN4 As informações devem passar por um processo de backup diariamente, ao final de cada dia, quando a movimentação de dados é mínima.
Figura 2 - Requisitos não funcionais
2. RELATÓRIO 2 – Modelagem Casos de Uso e Classe
2.1. Casos de Uso
Casos de uso são narrativas em texto de algum ator usando um sistema para atingir objetivos. Sendo utilizados para descobrir e registrar requisitos, eles influenciam muitos outros artefatos de análise, projeto, implementação, gestão de projetos e teste.
2.1.1. Definição: o que são atores, cenários e casos de uso?
Podemos definir ator como algo com comportamento, que irá interagir com o sistema, como uma pessoa, um sistema de computador quando invoca os serviços de outros sistemas ou uma organização.
Um cenário é uma sequência específica de ações e interações entre atores e o sistema, também é chamado de instância de caso de uso.
Sendo assim, um Caso de uso é uma coleção de cenários relacionados, que descrevem um ator usando um sistema comoo meio para se atingir um objetivo.
2.1.2. Definição: quais são os três tipos de atores?
• Ator principal – tem objetivos de usuários
...