TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Locadora De Livros

Exames: Locadora De Livros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

NOME

Interação Humano-Computador; Ética, Política e Sociedade; Segurança da Informação; Sistemas de Computação e Informação

JACOBINA –BA

2014 

NOME

Interação Humano-Computador; Ética, Política e Sociedade; Segurança da Informação; Sistemas de Computação e Informação

Trabalho apresentado no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, UNOPAR. Profs.: Merris Mozer; Sergio de Goes Barboza; Adriane Loper; Marco Hisatomi.

JACOBINA – BA

2014 

SUMÁRIO

1. Segurança das informações 4

2. Humanização, relacionamento interpessoal e ética 5

2.1. HUMANIZAÇÃO 5

2.2. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 5

2.3. ÉTICA 6

3 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 6

4 Atendendo as necessidades organizacionais 7

5 Exemplos 7

6 Conclusão 8

Um dos site analisado foi http://www.loclivros.com.br/quemsomos.asp.

Pontos positivos:

Interface simples e elegante bem direta, o uso de poucas cores onde remete uma agilidade na localização do que se procura.

Como pontos negativos foram encontrados nos menus, poderiam ser de cor diferente do conteúdo do site e um controle para redimensionar as fontes.

O segundo site analisado foi http://expressolocadora.blogspot.com.br/, e tendo como pontos positivos, um deles é a exibição das capas e uma descrição dos livros, facilitando a escolha do interessado outro ponto positivo é um link para contato e reserva de livro. Como pontos negativos foi uso da tipografia que poderia ser utilizado uma fonte sem serifas para descrição dos livros e como segundo ponto negativo destaquei a falta de um menu na parte superior que poderia facilitar a navegação no site.

1. Segurança das informações

A segurança da informação é formada pelos seguintes pilares básicos, que podem ser definidos da seguinte maneira (PEIXOTO, 2006):

Confidencialidade: É a garantia de que as informações transmitidas chegarão ao seu destino sem que se dissipem para outro lugar onde não deveria passar. Várias tecnologias como, por exemplo, criptografia e autenticações podem ser usadas, desde que mantenham a integridade das informações;

Integridade: É a garantia de que as informações não sofreram nenhuma modificação durante o trajeto entre a pessoa que enviou e a pessoa que recebeu a informação, garantindo assim a sua real veracidade após chegarem ao destino.

Disponibilidade: De nada adianta possuir integridade e confidencialidade, se a informação nunca está disponível. Então, o grande desafio é manter essa estrutura de passagem de informações de forma confiável e integra sem que haja impossibilidade de captar as informações.

Para trabalharmos despreocupados temos três aspectos principais, que são:

Pessoas: Usuários bem orientados, treinados e conscientizados.

Processos: Regras bem claras para utilização dos recursos tecnológicos fornecidos pela empresa e leis que venham punir de maneira rigorosa os infratores em caso de desvio de informações.

Tecnologia: Sistemas bem implementados para garantir a proteção das informações da empresa.

2. Humanização, relacionamento interpessoal e ética

2.1. HUMANIZAÇÃO

Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que é humanização e para que serve?

Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca.

O desenvolvimento científico-tecnológico tem levado muitas organizações a buscar de forma desenfreada o lucro econômico-financeiro à custa da necessária valorização real do homem, notadamente dos indivíduos que nelas trabalham.

Paradoxalmente, até mesmo organizações cujo lucro visado não é econômico financeiro resvalam para isso.

A cultura predominante nessas instituições caracteriza-se por considerar as pessoas meros recursos que devem contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais.

Hoje temos que nos preparar para viver a era emocional, onde a empresa tem de mostrar ao colaborador que ele é necessário como profissional, e antes de qualquer coisa que é um ser humano com capacidades que agregadas à produção da empresa, formarão uma equipe coesa em que o maior beneficiado será ele mesmo com melhoria em sua qualidade de vida, relacionamentos com os pares e, principalmente, o cliente que sentirá isso quando adquirir o produto ou serviço da empresa gerando a fidelização que tanto se busca. O melhor negócio de uma organização ainda se chama gente, e ver gente integrada na organização como matéria-prima principal também é lucro, além de ser um fator primordial na geração de resultados.

2.2. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

As relações interpessoais tiveram como um de seus primeiros pesquisadores o psicólogo Kurt Lewin. MAILHIOT (1976: 66), ao se referir a uma das pesquisas realizadas por esse psicólogo, afirma que ele chegou à constatação de que “A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”.

2.3. ÉTICA

O tema “ética” faz-se imprescindível na pauta das discussões, porque, dentre as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com