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Lugor

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Por:   •  14/3/2015  •  6.267 Palavras (26 Páginas)  •  256 Visualizações

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INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma solução computacional baseada em Estrutura de Dados para a empresa aérea VOEBEM,otimizando os processos adotados pela companhia.

Nesta etapa serão produzidos relatórios que abordam a implementação de uma estrutura, além dos códigos fonte e telas do uso do sistema.

1. Relatório 1 - Estrutura de Dados

1.1. Alocação de Memória.

O programa necessita utilizar memória para ser executado, onde ao iniciar sua execução, solicita memória ao sistema operacional fazendo a alocação de memória necessária.

A memória alocada na iniciação do programa nem sempre é suficiente, sendo necessário alocar memória durante sua execução.

1.2. Alocação Estática de Memória.

Um dos tipos de alocação de memória em linguagem C é a Alocação Estática, sendo que o espaço de memória utilizado pelas variáveis é definido durante o processo de compilação, onde durante a execução do programa, não é possível alterar o tamanho desse espaço.

Exemplo: char a, int vetor [10];

Em um espaço reservado para um valor do tipo char, o char ocupa 1 byte de memória.

Em um espaço reservado para dez valores do tipo int. O int ocupa quatro bytes de memória, portanto 4X10=40 bytes.

Esta alocação e utilizada quando se sabe antecipadamente a quantidade de memória que será utilizada pelo programa.

1.3. Ponteiros

Ponteiro em linguagem C nada mais é, do que uma variável que guarda o endereço de memória de outra variável, onde sua declaração é feita de seguinte forma: int *a.

A instrução acima indica que a é um ponteiro do tipo int. Para atribuir valor ao ponteiro declarado são necessários dois operadores que são utilizados com os ponteiros. O operador (*) que através dele é possível retornar o valor da variável que está localizada no ponteiro e o operador (&) que retorna o endereço de memória que está localizado o valor da variável contida no ponteiro.

Para atribuirmos um valor ao ponteiro, é necessário referenciar o valor da variável que se encontra no ponteiro, utilizando o operador (*) da seguinte forma: *a=50.

1.4. Estrutura de Dados e C.

1.4.1.Vetores em C: Também chamados arrays, arranjo ou ainda matrizes, são maneiras de armazenar dados em um mesmo nome de variável, através do uso de índices numéricos, contendo sempre variáveis do mesmo tipo de dado.

Os vetores são declarados de maneira semelhante à declaração de variáveis normais, onde a única diferença é que depois do nome da variável informa-se a quantidade de elementos do vetor. Para declarar um vetor chamado vet, com dez elementos inteiros escrevemos: int vet[10];.

1.5.Implementando Vetores Unidimensionais:São variáveis que servem para guardar vários valores do mesmo tipo, de forma uniforme na memória. Por exemplo, ao invés de criarmos dez variáveis do mesmo tipo que querem dizer a mesma coisa, nós criaríamos apenas uma variável de vetor, guardando todos os dez números de uma vez.

Devido o vetor guardar vários valores, é necessário definir quantos valores ele deve guardar para que seja reservado o espaço necessário em memória.

Passos para declaração:

O tipo de dado: int, float, double, ...;

O nome da variável: semelhante a uma variável comum;

O tamanho necessário do vetor escrito entre colchetes: [5], [10], [3]...

1.6. Operações com Strings de caracteres

String de caracteres em C é uma matriz de caracteres. A seguinte linha declara uma matriz que pode conter uma String de até 99 caracteres.

char strin[100];

1.7. Implementando Estruturas em C

Uma estrutura, e um conjunto de variáveis que podem ser de tipos diferentes, agrupando várias variáveis numa só.

Exemplo de Estrutura:

Ficha com dados pessoais

Struct tipo_endereco{

char rua [50];

int numero;

char bairro [20];

char cidade [30];

char sigla_estado [3];

long int CEP;

};//struct endereço

struct ficha_pessoal{

char nome [50];

long int telefone;

struct tipo_endereco endereco;

};//struct ficha

1.8. Programa que implementa a estrutura avião.

#include<stdio.h>

#include<stdlib.h>

struct aviao {

char modelo [30];

char fabricante[20];

char passageiros [70];

float comprimento;

float altura;

float velocidade;

float altitude;

char motor [20];

};

int main (){

struct aviao cadastro;

printf ( "Digite o Modelo: ");

scanf ("%s", &cadastro.modelo);

printf ( "Digite o Fabricante: ");

scanf ("%s", &cadastro.fabricante);

printf

...

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