MODELO DE PROPOSTA DE PESQUISA
Por: cristucker • 3/12/2017 • Trabalho acadêmico • 760 Palavras (4 Páginas) • 433 Visualizações
Proposta de Estudo e Pesquisa
Identificação
Título Provisório: Manual para Dimensionamento de Estações de Tratamento de Efluentes Domésticos para condomínios e loteamentos residenciais.
Aluno:
Orientador:
Tema de pesquisa: Tecnologias e manuais de dimensionamento para tratamento de efluentes domésticos
Palavras-chave: Efluentes, Saneamento, esgoto domésticos
Área do conhecimento: Engenharia Civil - Engenharia Química - Engenharia Ambiental
- Identificação e caracterização do problema
A água é um recurso muito presente e essencial para a vida humana e ocupa cerca de 70% da superfície terrestre e está disponível nos três estados da matéria como sólido, líquido e gasoso. Contudo dos 100% de água presente na esfera terrestre apenas 2,7% dos recursos estão disponíveis para consumo humano. Esta abordagem se faz necessária, pois o objeto de pesquisa para este trabalho é em relação ao saneamento básico necessário para manter a qualidade dos recursos hídricos. Com o crescimento populacional e a necessidade de organização urbanística e leis de regulamentação fundiária rural e urbanística, existe uma tendência de organizar a população em condomínios, que conforme a lei n°13./2017 classifica em condomínio de lotes e condomínio urbano simples. Essa aglomeração da população visa por melhor qualidade de vida para população, podendo mencionar segurança, saúde e bem-estar.
Com a Lei 11.445/07 – Lei Federal do Saneamento Básico que institui como diretrizes para a prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: o planejamento, a regulação e fiscalização, a prestação de serviços com regras, a exigência de contratos precedidos de estudo de viabilidade técnica e financeira, definição de regulamento por lei, definição de entidade de regulação, e controle social assegurado. Inclui como princípios a universalidade e integralidade na prestação dos serviços, além da interação com outras áreas como recursos hídricos, saúde, meio ambiente e desenvolvimento urbano. Incide diretamente nos planos diretores dos municípios que tendem exigir dos empreendimentos unidades de tratamentos dos esgotos sanitários para condomínios residências e loteamentos. De fato acertado, pois os municípios não possuem estruturas de tratamentos de esgotos domésticos suficiente para toda população de seu município. Conforme o ranking do saneamento de 2015 publicada pela TRATA BRASIL, em média nos grandes municípios brasileiros, são tratados apenas 48% dos efluentes gerados pela população.
Em relação aos padrões de lançamentos dos esgotos domésticos, podem variar de acordo com a Resolução CONAMA N°430/2011 conforme corpos receptores dos efluentes, podendo ser descartados em redes coletoras públicas com tratamento de esgotos domésticos, corpos hídricos com padrões diferentes conforme classes de rios e emissários submarinos que fazem o lançamento dos efluentes em mar aberto.
Objetivos e Metas
O objetivo desde trabalho é, através de um estudo orientar no dimensionamento de unidades de estação de tratamento de esgotos domésticos para condomínios e loteamentos residenciais, indicando os sistemas mais eficientes que possam atender os padrões de lançamentos exigidos pelas legislações pertinentes. A meta traçada para dar prosseguimento neste estudo são as seguintes: Verificar as normas pertinentes ao projeto de estação de tratamento de esgotos domésticos- Estudar os sistemas disponíveis para obter eficiência no tratamento de efluentes; - Formular seus dimensionamentos; - Disponibilizar o material para consulta em forma de manual.
...