TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULTÍMETRO E RESISTORES

Por:   •  24/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRI NGULO MINEIRO

FÍSICA EXPERIMENTAL II

PRÁTICA 1

MULTÍMETRO E RESISTORES

Docente: Prof. Flávio Araújo Pousa Paiva

Discentes: Caio Reggiani Rigolin

Carina Estela Aquino

Giovana Mendes Zamperlini

Henrique Guiselini Silva

José Paulo

Natália Mariotti

Uberaba, 04/2018

Resumo: Neste relatório e experimento será abordado a respeito do uso do multímetro, assim como o aprendizado acerca da identificação da resistência de um resistor pela sua etiquetação por cores e a averiguação de sua tolerância indicada com o uso de um multímetro

Palavras-chave: Multímetro, identificação, resistor, tabela de cores.

1) Introdução

Georg Simon Ohm foi um cientista que a partir de suas medidas experimentais, chegou a conclusão de que todos os materiais sujeitos a uma diferença de potencial apresentam uma resistência de valor constante à passagem da corrente elétrica [1]. A partir de então, esse conceito proporcional entre resistência e corrente elétrica foi equacionada e deu origem à primeira Lei de Ohm. A primeira lei de ohm diz que um condutor conservado a uma temperatura constante terá uma intensidade elétrica (I) proporcional a diferença do potencial (U). As grandezas de resistência elétrica, e diferença de potencial (ddp) são relacionadas de acordo com a seguinte equação,

R=Ui (1)

A aparelhagem utilizada no cálculo de corrente e de potencial de um sistema é muito importante nas condições práticas. Visto que é a partir desse pressuposto que é possível descobrir a resistência de um circuito. Para medir tais grandezas utiliza-se o multímetro que apresenta diferentes funções entre elas a capacidade medir corrente e potencial do sistema. O multímetro pode ser utilizado para medir grandezas elétricas, sendo capaz de realizar medições de três tipos diferentes: tensão elétrica (medidas em volts - V); corrente elétrica ( medida em amperes - A); resistência elétrica ( medida em Ohms - 𝝮 ). Além destas escalas, ele também pode ter outras medidas específicas.

Figura 1 - Multímetro. Fonte: Brasil Escola.

Para medição de corrente elétrica de um circuito é utilizado o amperímetro. Para que sua leitura seja possível, é necessário introduzir o aparelho no circuito de forma que a corrente que passa pelo resistor também passe pelo amperímetro, ou seja, deve ser ligado em série com o resistor. Resistores são componentes que tem por finalidade oferecer uma oposição a passagem de corrente elétrica, através do seu material [1]. Essa oposição é chamada de resistência elétrica, medida em ohms (𝝮).

Em geral, resistores, possuem formato cilíndrico e faixas coloridas que definem seu valor em ohm (𝝮 ).O código mais comum é o que utiliza quatro faixas coloridas, sendo que cada faixa indica um valor. As duas primeiras faixas correspondem a uma cifra que deve ser multiplicada pelo valor da terceira faixa. A quarta faixa indica a precisão do componente. A figura a seguir mostra o esquema de um resistor

Figura 2 - Esquema de um resistor. Fonte : [2]

A tabela 1 indica os valores das referidas faixas de um resistor

Tabela 1. Fonte: Saber elétrica.

2) Objetivos

Ter um primeiro contato com um multímetro, conhecendo suas funções, identificar resistores e aprender a fazer a leitura do valor nominal desses por meio do código os quais eles contêm e a tabela de cores, verificar a tolerância em relação aos valores nominal e medido.

3) Materiais e Procedimentos

3.1) Determinação do valor nominal dos resistores

-5 resistores

-Tabela de cores

Os procedimentos foram (para cada resistor) identificar as cores das faixas existentes nos resistores e, comparando com a tabela de cores, encontrar o valor nominal de cada resistor.

3.2) Determinação do valor medido dos resistores

-5 resistores

-Multímetro

Nessa parte do experimento, os procedimentos foram colocar cada extremidade de cada um dos resistores em contato com as extremidades dos cabos dos multímetros, observar o valor obtido e anotá-lo.

3.3)Verificação dos valores

Por fim, utilizando a equação E(%)=|Rnominal-Rmedido|Rmedido100(%), foi verificado se o valor lido (nominal) e o valor medido estavam dentro da tolerância permitida pelo resistor.

4) Resultados

Conforme o procedimento feito em laboratório, obtiveram-se os seguintes dados. Os valores observados foram anotados na tabela 3.

Resistores

Valor nominal

Valor medido

Erro(%)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com