Mais leve
Projeto de pesquisa: Mais leve. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mdiego6 • 18/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.367 Palavras (10 Páginas) • 467 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O isqueiro nasceu na Europa no século 16. Mas, desde a pré-história, quando nossos ancestrais produziam fogo com faíscas obtidas do atrito entre pedras, seu princípio é dominado pelo homem. Ele continua praticamente o mesmo, seja alimentado a combustível líquido ou a gás liquefeito. É da faísca produzida pelo atrito das pedras que nasce a chama. Primeiro surgiu a pederneira, que às vezes exigia até quinze minutos para acender a chama. A partir do século 19, na França, o isqueiro começou a tomar sua forma definitiva.
O primeiro modelo foi o isqueiro pneumático, de mesa, que era ligado a uma bomba cilíndrica que produzia calor, incendiando o pavio embebido em querosene. Algumas décadas depois, veio o isqueiro de bolso, muito parecido com a famosa binga brasileira. Seu formato era o de um tubo de metal, com algodão embebido em combustível armazenado em seu interior, de onde saía o pavio. A binga brasileira surgiu em 1880. Seu tubo de metal era muito parecido com um cartucho de bala de carabina. Além de querosene, utilizava-se também a terebintina essência feita de casca de laranja.
Em 1930, a binga ganha um novo reservatório de querosene, uma roldana metálica, que substitui uma das pedras, e uma molda de pressão, que empurra a pedra contra a roldana para a produção da faísca.
2. DESCRIÇÃO DO PRODUTO
O Corpo: é utilizado como reservatório para o inflamável sob pressão, além de servir de base para a união de todas as outras peças. Por se tratar da maior peça do isqueiro, ele possui caráter estético importante.
A Base: localiza-se na parte inferior do isqueiro, sendo parcialmente recoberta pelo Corpo, à qual é fixada. Sua principal função é fechar o fundo do reservatório do gás combustível.
A Esfera: tem como função lacrar o orifício por onde o reservatório de gás é preenchido. A esfera é colocada logo após o preenchimento de gás e deve ser fixada de modo a suportar a pressão interna.
A Válvula, a Haste, a Mola, o Disparador: Estes componentes fazem parte do sistema que controla a abertura e o fechamento da válvula que libera o gás. Quando se pressiona o Disparador a Válvula abre e libera o gás proveniente do reservatório; ao se soltar o Disparador, um sistema de molas fecha a válvula e interrompe automaticamente o fluxo de gás.
O Disparador de Mola, a Pedra e Roda Acionadora: é fixada de modo que tenha rotação axial. Desse modo, girando-a com força e velocidade suficientes, tem-se a geração de faíscas devido ao atrito com a Pedra .A parte da Roda Acionadora que entra em contato com a pedra é obtida através de um fio endurecido enrolado sobre o núcleo da peça. Este deve apresentar alta dureza, resistência mecânica e à abrasão.
Protetor de Chamas: localiza-se na parte superior do isqueiro. Sua principal função é proteger a chama das correntes de ar, evitando que ela se apague. Além disso, o protetor de chama também tem caráter estético, já que se encontra na parte superior externa do isqueiro. Desse modo, o material empregado deve apresentar resistência à chama e boa resistência mecânica, além de bom acabamento superficial.
O Disparador de Mola está posicionada de modo que esteja sempre em compressão, gerando assim um esforço contínuo sobre a pedra para que a mesma fique em contato permanente com a Roda Acionadora. Desse modo, mesmo havendo desgaste da pedra, a mola empurrará a pedra para cima e o contato com a roda acionadora será mantido.
A Base, o Corpo e parte do Disparador: são feitos com o mesmo material, a saber nylon 66, com diferença apenas com relação à utilização de pigmentos de cor.
3. APLICAÇÕES
O isqueiro de bolso conforme o fabricante pode ser produzido com inúmeras matérias-primas, abrangendo desde tipos especiais de plástico até componentes de metal. Apresenta como combustível derivados de petróleo e gás.
É utilizado em atividades corriqueiras que necessitam de chama contínua como acender cigarros, charutos, fogões a gás, enfim, tarefas domésticas comuns. Os isqueiros também são dotados de diversas tecnologias e interfaces que interferem na sua utilização, como por exemplo dispositivos elétricos e de segurança.
4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
1. GUARDA: A guarda de segurança é adicionada sobre a roda acionadora em todos os isqueiros BIC à prova de crianças.
2. RODA ACIONADORA: Quando a roda acionadora, que é feita de arame de aço endurecido dentada, é acionada com força e velocidade suficientes, cria a faísca.
3. HASTE: Com o disparador e a mola do disparador, estes componentes controlam a aberturafechamento do gás que vem através da válvula. Ao soltar o disparador, interrompe-se automaticamente o fluxo de gás proveniente da válvula. A haste/lacre global são testados usando um sofisticado sistema de visualização por câmera.
4. PEDRA: Fornece material para faísca. A mola da pedra aplica pressão à pedra para gerar faíscas.
5. VÁLVULA: A submontagem que regula nível de fluído e permite um nível de chama constante de altura predeterminada
6. BASE: São de plástico, soldados através de ultra-som. O corpo, base e vedação compreendem o tanque de fluído.
7. ESFERA: Lacra o reservatório de combustível após seu preenchimento.
8. CORPO: São de plástico, soldados através de ultra-som. O corpo, base e vedação compreendem o tanque de fluído.
9. MOLA DA PEDRA: Alimenta a pedra na roda acionadora. A mola da pedra aplica pressão a pedra para gerar faíscas.
10. DISPARADOR DE MOLA: Com a haste e o disparador, estes componentes controlam a abertura e fechamento do gás que vem através da válvula. Ao soltar o disparador, interrompe-se automaticamente o fluxo de gás proveniente da válvula.
11. DISPARADOR: Com a haste e o disparador, estes componentes controlam a abertura e fechamento do gás que vem através da válvula. Ao soltar o disparador, interrompe-se automaticamente o fluxo de gás proveniente da válvula.
12. PROTETOR DE CHAMA: Aço. Proteção contra o calor e o vento. ( Site BIC)
5. DIMENSÕES DO ISQUEIRO
6. NORMAS REGULAMENTADORAS
Nacionais:
...