Mancal de deslizante
Por: brunRocha • 24/10/2018 • Ensaio • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Mancal de deslizamento
8º Semestre
MANAUS
2018
Mancais de deslizamento.
Alunos: Bruno Silva Rocha CGU: 116046010
[pic 3]
Manaus, setembro de 2018.
[pic 4]
Sumário
INTRODUÇÃO 3
Tipos de Mancais 3
Especificação de mancais. 4
Buchas de fricção Radial 6
Buchas de fricção Axial 7
Buchas de Fricção Cônica 8
Buchas-guias para furação e alargamento. 8
Esforços sofridos no mancal de deslizamento 9
Material/ Tensão de escoamento 9
Geometria/ Dimensões (Croqui) 9
[pic 5]
INTRODUÇÃO
Os mancais são utilizados para fixar o eixo e/ou apoia-los quando a distância entre a motora e movida são muito extensas evitando assim esforços no eixo como por exemplo a flambagem, porém quando utilizado sozinho há um desgaste tanto do eixo quanto no mancal. Por esse motivo ele deve ser utilizado com buchas ou rolamentos no seu interior, a depender do grau de esforço do eixo, para reduzir o atrito., onde o eixo desenvolve movimento giratório, apoiado no casquilho de modo circular, separado dele por uma película de lubrificante.
Iremos abordar o mancal de deslizamento que se dividem em dois tipos principais: Mancais de guia e mancais de fricção.
Tipos de Mancais
[pic 6]
Foto 1: Tipos de mancais
Destacam-se na indústria os mancais de deslizamento e rolamento.
Mancal de deslizamento: Os mancais de deslizamento são utilizados em máquinas pesadas ou de baixa velocidade do eixo, pois a baixa rotação evita o superaquecimento por causa do atrito. São compostos de buchas de deslizamento fixadas no suporte. É necessário o uso de lubrificantes para diminuir o atrito causado pela rotação do eixo.
[pic 7]
Figura 2: Mancal de deslizamento
Mancal de rolamento: Adequado para equipamentos com altas rotações e menor atrito. Nesse tipo de mancal a bucha é substituída pelo rolamento. O rolamento limita as perdas de energia geradas pelo atrito e permite a rotação sem o superaquecimento das peças.
No decorrer do trabalho apresentado iremos abordar o mancal de deslizamento.
Especificação de mancais.
O material padrão é o ferro fundido cinzento, sendo opcional em ferro fundido nodular, aço fundido ou alumínio.
Série SNH.
A série SNH é constituída de uma carcaça bipartida com uma grande gama de opções de vedação e lubrificação. Possui dois furos de fixação na base.
[pic 8]
Figura 3 – Serie SNH.
Série SBP.
A série SBP são constituídas de carcaça bipartida com uma tampa lateral e vedação combinada com retentor de borracha e labirinto axial. Indicada para lubrificação a graxa. Possuem quatro furos de fixação na base; opcionalmente para eixos até 90 mm são disponíveis com dois furos.
[pic 9]
Figura 4 – Série SBP.
Série F500.
A série F500 e constituída de uma carcaça tipo flange com uma tampa cega ou passante e vedação de feltro, opcionalmente retentor de borracha. Para eixo de 20 mm a 60 mm o formato da base e triangular ou três furos de fixação.
[pic 10] [pic 11] Figura 5 – fixação triangular Figura 6 – Fixação de três furos.
Vantagens dos mancai de deslizamento.
Amortece as vibrações, os choques e ruídos; Construção simples; Mancais de grandes diâmetros são mais baratos; suportam altas pressões.
Desvantagens dos mancais de deslizamento.
Atrito maior de partida; Consumo maior de lubrificante; exige maiores cuidados com a circulação do lubrificante e manutenção; Maior estático e dinâmico (torque).
Buchas.
As buchas são elementos de máquinas enquadradas na categoria elementos de apoio. São utilizadas para apoiar eixos diminuindo o atrito, além disso, servem como guias para furações e alargamentos. Geralmente são cônicas ou cilíndricas e é importante o uso de lubrificação.
[pic 12]
Figura 7 – Exemplo de aplicação de bucha.
As buchas são classificadas de acordo o tipo de esforço na qual será submetida. Elas podem ser de fricção radial, fricção axial, mista e guia para furação e alargamento.
Buchas de fricção Radial
São usadas em peças com cargas pequenas, com esforço radial e local de fácil manutenção.
...