Manutençao
Projeto de pesquisa: Manutençao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: esdrasj • 31/3/2014 • Projeto de pesquisa • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 440 Visualizações
Sumário
1. Introdução 1
2 - Manutenção. 2
2.1 - Geográfica Editora Ltda. 2
3 - Manutenção corretiva 3
4 - Manutenção preventiva 3
5- O que é o plano de manutenção na Geográfica? 4
6 - Por que planejar a manutenção? 5
7 - Equipe de manutenção 6
8 - Como transformar a manutenção em diferencial de qualidade 6
9 - Trabalhando a ideia da manutenção com seus funcionários 7
10 - Outros tipos de Sistema de produção. 7
10.1 - Manutenção preditiva 7
10.2 - Manutenção sistemática 8
11 - Conclusão 9
1. Introdução
Ao longo do tempo a área de manutenção tem mudado significativamente e o incremento destas mudanças pode ser observado no número e na variedade das instalações produtivas, com projetos cada vez mais complexos, com exigências de conhecimento técnico em níveis cada vez maiores, o que demanda uma atualização constante dos profissionais da área de manutenção.
Uma tendência é que a área de manutenção nas empresas passa a ser considerada estratégica para os resultados dos negócios das mesmas, pois por meio da manutenção sistemática é possível antecipar-se e evitar falhas que poderiam ocasionar paradas imprevistas dos equipamentos produtivos. Da mesma forma, é possível se detectar uma situação onde haja expectativa de falha e programar-se para uma intervenção em oportunidade mais apropriada, sem prejudicar os compromissos de produção assumidos.
2 - Manutenção.
2.1 - Geográfica Editora Ltda.
O que representa para empresa
No mercado gráfico ¬atual, a concorrência entre as empresas se torna cada vez mais acirrada. Cada vez mais gráficas percebem a importância de ter um fluxo de trabalho produtivo eficaz, em que sejam mínimas as ocor¬rên¬cias que causem paradas de máquina e aumentem seus custos, já que gráfica vende hora/máquina, ou seja, cada minuto perdido significa pre¬juí¬zo para a empresa.
Nessa visão, a manutenção se torna um dos fatores de fundamental importância para a sobrevivência de uma organização, garantindo o prolongamento da vida útil de equipamentos, estrutura, ferramentas e até mesmo pessoas.
De forma geral, manutenção nada mais é que qualquer técnica que visa manter e/ou prolongar o bom fun¬cio¬na¬men¬to de equipamentos, ferramentas e estrutura pelo maior tempo possível.
Pode parecer uma coisa simples, porém cerca de 70% das gráficas ainda não fazem a manutenção de forma correta, gerando uma improdutividade de cerca de 30% a 40%, algo considerável quando analisamos os custos de produção da empresa.
No momento em que uma gráfica aplica um programa ou plano de manutenção está garantindo a integridade ope¬ra¬cio¬nal de seus equipamentos, fazendo com que tenham um mínimo de problemas que prejudicam sua produção.
Contudo, quando falamos em manutenção, o que vem geralmente à mente da maioria dos gerentes, diretores e chefes de produção é máquina parada sem motivo e custo. Isso não é verdade. A manutenção vem para ser uma solução, e não um problema, algo que vai ser benéfico e trazer vá¬rias vantagens para a empresa.
Com o propósito de compreender ainda melhor sobre os objetivo da manutenção é extremamente valioso entender porque a produção se preocupa tanto em cuidar das suas instalações. Assim, Slack et al (2002) apresenta os benefícios atingidos quando a manutenção é atuante
3 - Manutenção corretiva
Para Geográfica a manutenção corretiva sugere corrigir um problema, alguma coisa que já ocorreu na produção e que terá de ser resolvido ime¬dia¬ta¬men¬te, causando paradas de máquinas, atrasos na produção e maiores custos. Normalmente isso acontece pelo fato de não ter sido dado a devida atenção ao problema quando ele estava ainda no início, provocando o efeito “bola de neve”. O problema estoura fatalmente na hora que você precisa estar com tudo em ordem e fun¬cio¬nan¬do.
Vamos dar um exemplo: em um dos trabalhos impressos, a chapa acabou danificando as extremidades dos rolos molhadores. Isso oca¬sio¬na retenção de tinta seca nas extremidades do papel durante a impressão de formatos maiores. Porém, como normalmente não entra esse tipo de trabalho, a solução fica para depois e acaba sendo esquecida. O problema ressurge no dia em que um trabalho urgente de formato máximo entra em produção. É preciso, então, parar toda a impressão para efe¬tuar a substituição daquele rolo ou rolos, causando atraso na produção, aumentando a hora/máquina e onerando seus custos Os índices de manutenção corretiva dentro de uma gráfica devem ser os mínimos possíveis para manter o bem estar da empresa.
4 - Manutenção preventiva
Para a Geográfica a manutenção preventiva vem para so¬lu¬cio¬nar esse problema.
O termo vem de prever, antecipar, resolver um problema antes mesmo que ele ocorra. A manutenção preventiva é uma ferramenta eficaz de ajuda a Geografica, pois tende a manter a boa qualidade dos equipamentos, elevando sua vida útil e vem atrelada a algo chamado plano de manutenção, que nada mais é do que a determinação de onde e como será aplicada a manutenção preventiva.
O plano de manutenção deve ser estudado junto com as pes¬soas que vão ¬atuar diretamente com ele: operadores, equipe de manutenção, PCP e gerentes de produção, ou seja, todos os departamentos que serão afetados direta ou indiretamente pela implantação desse projeto.
O grande problema é que, quando isso é apresentado para gerentes e diretores, muitas vezes o projeto só é visto do ponto de vista da máquina parada. Não se vê que a sua utilização em longo prazo tende a reduzir os custos, uma vez que reduzirá muito as paradas de máquinas por motivos simples,
...