Marcio Rodriguez a Silvia Soares
Seminário: Marcio Rodriguez a Silvia Soares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mross • 26/9/2014 • Seminário • 648 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
NOME: Marcio Rodrigues da Silva Soares
RA: 6671428267
Atividade de Auto-desenvolvimento
Faculdade Anhanguera de Jacareí
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
Econômico – Produzir de forma responsável, evitando desperdícios procurando trabalhar com fontes de energia principalmente as renováveis, e tecnologia que auxilie nisso, aumentando a economia e gerando benefícios ao meio ambiente.
Ambiental - Trata-se de produzir recursos para qualidade de vida das pessoas, de modo que não desgastamos o meio ambiente, devemos ajudar o planeta na sua auto-reparação.
Social – Permitir que todos tenham uma vida digna, que os bens sejam partilhados e o limite de desigualdade seja aceitável, definindo parâmetros de mínima e máxima utilização dos recursos e bens, sem que prejudique o próximo e o planeta terra.
Cultural – Fazer mudanças no meio intelectual, mudar a forma de pensamento priorizando a não degradação do meio ambiente, fazendo com que as pessoas usufruam ao invés de consumir, a mudança cultural certamente mudara o estilo de vida e a linha de pensamento das pessoas, de modo útil.
Político – Fazer com que a política seja um instrumento útil na conscientização trazendo mudanças positivas, unindo todas as outras propostas, fazendo com que elas aconteçam.
Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.
A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável normalmente citada
é a ambiental. Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, como subsistema do meio natural. Trata-se, portanto, de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua auto-reparação ou capacidade de resiliência.
A segunda dimensão, a econômica, supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, com destaque para recursos permissivos como as fontes fósseis de energia e os recursos delicados e mal distribuídos, como a água e os minerais. Trata-se daquilo que alguns denominam como eco eficiência, que supõe uma contínua inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e a ampliar a desmaterialização da economia.
A terceira e última dimensão é a social. Uma sociedade sustentável supõe
que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros. Isso significa erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade aceitável, delimitando limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais.
...