TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Dos Solos

Trabalho Escolar: Mecanica Dos Solos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo – Livro de Mecânica dos Solos I

Composição:

Os solos são constituídos por um conjunto de partículas com agua (Ou outro liquido) e ar nos espaços intermediários. O comportamento dos solos depende do movimento das partículas solidas entre si.

Origem:

Todos os solos se originam da decomposição de rochas que constituíam inicialmente a crosta terrestre. Esta decomposição é decorrente de agentes físicos e químicos. Variações de temperatura provocam trincas, nas quais penetra a agua, atacando quimicamente os minerais. O congelamento da agua nas trincas, entre outros fatores, exerce elevadas tensões do que decorre maior fragmentação dos blocos.

Tamanho das partículas:

A primeira característica que diferencia os solos é o tamanho das partículas que os compõe.

Pedregulho e areia – visível ao olho nu

silte –

Argila – não é visível ao olho nu, para “testá-la” deve-se molhar, caso adquira aspecto de massa de modelar será argila.

A diferença entre areia e argila quando juntas é difícil de perceber, porém ao umidecê-las, a aglomeração de partículas argilosas se transforma em uma pasta fina, enquanto a partícula arenosa revestida é facilmente reconhecida pelo tato.

O conjunto de silte e argila é denominado como fração de finos do solo (partículas menores que #200), enquanto o conjunto areia e pedregulho é denominado fração grossa do solo.

Composição mineralógica:

O quartzo presente na maioria das rochas é bastante resistente à desagregação e forma grãos de silte e areias.

Os feldspatos são os minerais mais atacados pela natureza, dando origem aos argilo-minerais, que constituem a fração mais fina dos solos

Sistema solo-agua:

Quando a agua se encontra em contato com partículas argilosas, as moléculas se orientam em relação a elas e aos íons que circundam as partículas. Os íons se afastam das partículas, ficando circundados por moléculas de agua.

Com a elevação do teor de agua, forma-se no entorno das partículas a conhecida camada dupla. É a camada em torno das particulas na qual as moléculas de agua estão atraídas a íons do solo e ambos as superfície das partículas.

Quando duas particulas de argila, na agua, estão muito próximas, ocorrem forças de atração e de repulsão entre elas. As forças de repulsão são devidas as cargas liquidas negativas que elas possuem e que ocorrem desde que as camadas duplas estejam em contato. As forças de atração decorrem de forças de VAAND DER Waals e de ligações secundarias que atraem materiais adjacentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com