Mecanica solos
Por: silvalucas90 • 14/5/2016 • Trabalho acadêmico • 526 Palavras (3 Páginas) • 692 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEA
Engenharia de Produção/Civil
Daiana
Dario
Gabi
Lucas Silva
ATIVIDADE AUTOINSTRUCIONAL DE MECÂNICA DOS SOLOS
O SOLO COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Turma: PI
Profª. Judy Mantilla
Belo Horizonte
Novembro/2015
ARTIGO UTILIZADO NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
Sistemas de classificações geotécnicas de solos: estudo de caso aplicado à rodovia não pavimentada vcs 346. SILVA, Taciano e Outros. Viçosa, MG. Abril – 2010.
1 – INTRODUÇÃO:
Para todo trabalho de engenharia, seja ele de pequeno a grande porte, torna se fundamental o conhecimento e estudo do solo local, um empreendimento pode fracassar ou gerar grandes transtornos para o construtor caso o solo não seja apropriado ou devidamente preparado para a finalidade a qual será utilizado.
A compactação e um método de estabilização dos solos que se da pela forma de energia, seu efeito confere ao solo um aumento de peso especifico, resistência ao cisalhamento, diminuição dos vazios, permeabilidade e compressibilidade, através de um ensaio de compactação e possível determinar a correlação entre teor de umidade e peso especifico seco de um solo, o ensaio mais comum é o de Proctor, realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado.
.
2 – METODOLOGIA (MATERIAIS E MÉTODOS):
Materiais:
Almofariz, peneira no .4 (4,8mm), balança, molde cilíndrico de 1000cm3 , com base e colarinho, soquete cilíndrico, extrator de amostras, cápsulas para determinação de umidade, estufa.
Métodos:
Inicialmente, as amostras de solos foram secas ao ar, destorroadas, passadas na peneira #4 (4,8 mm) e acondicionadas em sacos plásticos e armazenadas, para serem empregadas em vários ensaios geotécnicos.
Adiciona-se água à amostra até se verificar certa consistência. Deve-se atentar para uma perfeita homogeneização da amostra;
Compacta-se a amostra no molde cilíndrico em três camadas iguais (cada uma cobrindo aproximadamente um terço do molde), aplicando-se em cada uma delas 25 golpes distribuídos uniformemente sobre a superfície da camada, com o soquete caindo de 0,305m;
Remove-se o colarinho e a base, aplaina-se a superfície do material à altura do molde e pesa-se o conjunto cilindro + solo úmido compactado; - Retira-se a amostra do molde com auxílio do extrator, e partindo-a ao meio, coleta-se uma pequena quantidade para a determinação da umidade; - Desmancha-se o material compactado até que possa ser passado pela peneira no.4 (4,8mm), misturando-o em seguida ao restante da amostra inicial (para o caso de reuso do material); - Adiciona-se água à amostra homogeneizando-a (normalmente acrescenta-se água numa quantidade da ordem de 2% da massa original de solo, em peso). Repete-se o processo pelo menos por mais quatro vezes.
...