Metamorfose das borboletas
Resenha: Metamorfose das borboletas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anai • 29/11/2013 • Resenha • 295 Palavras (2 Páginas) • 473 Visualizações
Metamorfose da borboleta
1. A borboleta passa por transformações fantásticas ao longo da vida. Quando lagarta come incansavelmente as folhas de uma planta do jardim. Essa comilona é a forma jovem da borboleta. Ela, que nem asa tem, vira um bicho capaz de voar graças à metamorfose!
2. A lagarta é a larva da borboleta e, quando sai do ovo, tem duas funções: comer e crescer. Por isso, ela não pode fazer regime! À medida que se alimenta, cresce e realiza mudas, isto é, troca a camada externa do seu corpo para acompanhar seu crescimento.
3. Depois de crescer e se alimentar bastante, a lagarta transforma-se em pupa. Agora, ela não precisa mais comer e está protegida em um casulo, onde ficará por alguns dias ou vários meses, dependendo da espécie. Dali a borboleta sairá ainda com o corpo mole e as asas amassadas. Mas, em questão de horas, seu corpo irá endurecer e ganhar cor, suas asas irão tomar forma e se fortalecer. E a borboleta, adulta, terá pela frente poucas semanas para cumprir sua missão: se reproduzir e colocar ovos.
4. Esse processo de transformação que acontece com a borboleta é chamado metamorfose completa. Ele é visto em outros insetos também, como besouros, moscas, abelhas e mariposas. Bichos como baratas, percevejos ou gafanhotos, por outro lado, realizam a chamada metamorfose incompleta.
5. Talvez você já tenha visto alguma barata ou algum gafanhoto que não voava. Esse inseto era incapaz de alçar vôo porque estava na fase jovem e suas asas não estavam desenvolvidas totalmente. Era uma ninfa. Isto é, uma forma imatura, mas parecida com o inseto adulto, que ocorre na metamorfose incompleta! Menores do que os adultos, as ninfas têm bocas e olhos semelhantes aos deles e a mesma alimentação.
...