Metodo De Acesso Multiplo FDMA
Dissertações: Metodo De Acesso Multiplo FDMA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marques • 6/6/2013 • 850 Palavras (4 Páginas) • 754 Visualizações
FDMA (Frequency Division Multiple Access, ou Múltiplo Acesso por Divisão de Frequência) é um método de acesso ao canal que baseia-se na divisão da banda de frequência disponibilizada em faixas de frequência relativamente estreitas, 30KHz cada, as quais são denominadas canais e que são alocadas exclusivamente a um usuário durante todo o tempo de sua conexão (chamada). Esse tipo de técnica requer filtros passa-faixa de alta rejeição de banda. Além desse detalhe é utilizada a banda de guarda entre frequências adjacentes para não haver a necessidade de lidar com desvios de frequência dos osciladores locais e minimizar a interferência entre canais adjacentes.
IiI.1. Acesso fdma
No método de Acesso Múltiplo por Divisão em Freqüência (FDMA), a largura de faixa total disponível é subdividida e a cada usuário é alocada uma dessas sub-faixas, normalmente por demanda. São características principais dos sistemas que utilizam FDMA:
- Se um canal não está sendo utilizado há literalmente um desperdício de recurso, posto que nenhum usuário o estará utilizando, o que acarretaria em um aumento da capacidade.
- A largura de faixa de cada canal é normalmente pequena, ou seja, um sistema com FDMA normalmente é um sistema de faixa estreita.
- Sendo cada canal de faixa estreita, em uma transmissão digital tem-se longas durações dos símbolos transmitidos em relação ao espalhamento temporal causado pelo canal, o que leva a uma pequena interferência intersimbólica. Esse fato permite a implementação de equalizadores não muito sofisticados nos receptores.
- A comunicação é contínua no tempo, o que leva à necessidade de poucos bits de overhead com o propósito se sincronização e delimitação de frames em uma transmissão digital.
- Os filtros de canal são normalmente caros, pois necessitam apresentar seletividade suficiente para reduzir a interferência entre canais adjacentes a patamares aceitáveis.
- Por transmitir e receber ao mesmo tempo, os transceptores necessitam de duplexers, o que eleva o custo do sistema.
- Nos casos em que muitos canais compartilham uma mesma antena e, portanto, o mesmo amplificador de potência, pode ocorrer intermodulação. Esse efeito se deve à passagem dos vários canais pelo amplificador de potência que, objetivando maximizar a eficiência de potência, trabalham com os dispositivos de amplificação perto da região não linear. [19]
FDMA
O Acesso Múltiplo por Divisão de Freqüência é método mais comum de acesso, principalmente entre os sistemas analógicos. Neste caso o espectro é dividido em canais onde cada assinante sintoniza sua portadora. Podemos fazer analogia a pares que querem se comunicar, onde par utiliza um tubo, representando uma portadora. A informação de um par que se propaga em um tubo não interfere a que se propaga em outro paralelo.
O número de canais no sistema será função da largura de cada canal. Dentre os canais disponíveis, uma pequena porção é dedicada a canais de controle, sendo os demais utilizados
...