Metrologia Paquímetro Polegada
Por: Bruno Oliveira • 25/9/2018 • Relatório de pesquisa • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
Universidade Federal de Goiás[pic 1][pic 2]
Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação
Curso: Graduação em Engenharia Mecânica
Disciplina: Metrologia
Professor: Demóstenes Ferreira Filho
Goiânia
17 de setembro de 2018
- RESUMO
No presente trabalho e visto o conceito da polegada e como se realizar medições utilizando a polegada fracionária e Decimal, também é abordado o efeito da temperatura aplicado em um mensurando e um sistema de medição feito a partir de materiais diferentes.
Palavras-Chave: Polegada Fracionária, Polegada Decimal.
Sumário
1- Introdução --------------------------------------------------------------------------------------- 3
2-Objetivos ----------------------------------------------------------------------------------------- 4
3-Metodologia ------------------------------------------------------------------------------------- 5
4-Resultados --------------------------------------------------------------------------------------- 7
5-Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------- 14
6-Referências ------------------------------------------------------------------------------------- 15
- INTRODUÇÃO
A polegada é uma unidade de medida do sistema inglês, ou sistema imperial, sendo este um sistema que vem caindo em desuso com o passar dos anos, entretanto apesar disso, por seu grande uso na indústria por exemplo, onde maquinas foram feitas baseado no sistema inglês, e a conversão poderia causar perdas maiores do que a utilização de dado sistema.
A polegada divide-se em frações ordinárias que possui os denominadores 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, entretanto os cálculos com a polegada, segundo essa forma, se tornavam bastante difíceis, então criou-se a polegada decimal, o que facilita para o operador a leitura, na prática a polegada subdivide-se em milésimo e décimo de milésimo. Ex: 1.1247″, que é referente a 1 polegada e 1247 décimos de milésimos. (ETEC,2014)
Apesar de existir duas formas de polegada, não existe um consenso em relação ao seu uso, ou seja, ambas estão em utilização, e como tal existe uma conversão entre elas.
De forma simples e rápida a polegada decimal pode ser obtida a partir da polegada fracionária multiplicando a medida dada por uma das divisões da polegada que passará a ser o denominador da polegada fracionária resultante. E para o sentido inverso, deve simplesmente dividir a polegada fracionária obtendo seu valor decimal. Dessa forma a utilização da polegada se tornou mais rápida e eficiente, tornando-a assim um sistema mais prático, enquanto ainda está em uso.
Tendo um sistema de amplo uso como a polegada é necessário ter vários instrumentos que possuam uma leitura com grande precisão nesse método. Então assim como há réguas graduadas, trenas, paquímetros, para o sistema métrico, há também todos estes instrumentos com indicação baseada no sistema inglês.
As formas de utilização e medições seguem, à risca, a mesma forma do sistema decimal. Ao fazer uma medição deve-se fazer várias medições e fazer uma média desses valores, indicando assim esta media como valor que maior se adequa ao valor medido.
- OBJETIVOS
- Realizar 3 medições de altura e diâmetro de uma determinada peça utilizando um paquímetro na escada de polegada fracionada e polegada decimal.
- Calcular a repetitividade e analisar se é necessário realizar a correção.
- METODOLOGIA
Durante a aula do dia 14 de setembro, ministrada no laboratório de metrologia situado na Quadra da Engenharias no Campus I da UFG, foram medidas as grandezas de uma determinada peça feito com o material de alumínio (Figura.1), através de Paquímetro feito de um aço inoxidável de graduação 0,001 in e in. Para estas medições foi observado que a temperatura ambiente foi de 27º C.[pic 3]
Figura 1 – Peça
Com a ajuda desses instrumentos foi averiguada as medidas do mensurando, da seguinte maneira:
- Juntamente com a peça entregue como objeto de estudo (figura 1), foram entregues o paquímetro de resolução in (polegada fracionada) e o paquímetro de resolução 0,001 in (menor unidade de medida da resolução), sendo que foram realizadas 3 medições do diâmetro e da altura para cada parte da peça e a altura total com o primeiro paquímetro e uma medição das mesmas partes com o segundo paquímetro.[pic 4]
Para medição foram adotadas como partes da peça de forma enumerada para os cálculos e medições de acordo com a figura 2.
Figura 2 – Esboço da peça para a enumeração adotada das partes da peça.
Primeiro foram feitas as medidas com polegadas decimais e as operações e cálculos para se encontrar as repetitividades, em seguida foram realizadas as medições em polegadas fracionada.
- - RESULTADOS
No procedimento pode-se averiguar as alturas e os diâmetros encontrados nas 3 medições de cada parte, como mostrado nas tabelas 1 e 2.
O cálculo do valor médio, também conhec.do como [pic 5] , dos valores encontrados na amostra com [pic 6] números é dada a seguir na equação 1
[pic 7]
Equação 1 – valor médio da amostra.
Tabela 4 – medidas dos diâmetros e seus valores médios em polegadas
Tabela 4 – medidas das alturas e seus valores médios em polegadas
Em seguida foram realizados cálculos dos desvios-padrão das três medições feitas de cada parte da peça. O desvio-padrão amostral é calculado como mostrado a seguir na equação 2
[pic 8]
...