Microprocessador
Tese: Microprocessador. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karoliz • 10/5/2013 • Tese • 605 Palavras (3 Páginas) • 466 Visualizações
Em 1971, a Intel apresentou o primeiro microprocessador do mundo, o qual causou uma revolução nos computadores pelo mundo. Quase 75% dos computadores pessoais em uso no mundo atualmente, são baseados na arquitetura de microprocessadores Intel.
Atualmente a Intel fornece "chips", módulos, sistemas e softwares para a indústria de computadores pessoais, os quais são os ingredientes da maioria das arquiteturas de computadores pessoais. Estes produtos auxiliam a criação de avançados sistemas computacionais, para os usuários de computadores.
O que é um Microprocessador?
Um microprocessador é um circuito integrado, montado em um minúsculo pedaço de silício. Ele contém milhares ou até milhões de transistores, os quais estão ligados entre si através de fios superfinos de alumínio. Os transistores trabalham juntos para manipular dados, por essa razão que os microprocessadores podem realizar uma grande variedade de tarefas e funções. A tarefa mais comum realizada pelos microprocessadores é servir de "cérebro" para os computadores.
HISTÓRICO:
O primeiro microprocessador Intel, foi o 4004, lançado em 1971 e o mais atual é o Pentium®II, de um modelo ao outro, existe uma grande quantidade de microprocessadores, os quais veremos apenas à partir do 8086, conforme segue:
8086-8088 -Foi lançado em 1978, e tornou-se o pivô de vendas da nova divisão de computadores pessoais da IBM, sendo o 8088, considerado o "cérebro" do produto chamado IBM-PC. O sucesso do 8088 introduziu a Intel no ranking da Fortune 500 da revista Fortune, a qual nomeou a Intel como "Triunfo de Negócio dos anos 70".
O 286, também conhecido com 80286, lançado em 1982, foi o primeiro microprocessador fabricado pela Intel, que teve a capacidade de rodar todos os softwares escritos para o seu antecessor. Esta compatibilidade de software foi usada como estratégia de marketing dos microprocessadores Intel, com isso, após seis anos, existiam cerca de 15 milhões de computadores baseados em 286 instalados pelo mundo.
386™,Colocado no mercado em 1985, o 386™ continha 275.000 transistores internamente, mais que 100 vezes o microprocessador 4004, o primeiro da série, ele era um chip de 32 bits e era multitarefa, ou seja, poderia rodar vários programas ao mesmo tempo.
486™ ,a geração 486™, lançado em 1989, foi significativa para o mercado de computadores, pois viabilizou o uso de um ambiente gráfico (Windows), pelo fato de sua tecnologia "acelerar" o computador, utilizando um complexo de funções matemáticas de um processador central.
Pentium®, o processador Pentium®, colocado no mercado em 1993, permitiu aos computadores incorporar mais rapidamente o "mundo real", processando dados, som, escrita manual e fotografias. O nome Pentium®, mencionado em um programa humorístico de televisão, tornou-se um nome muito conhecido após o seu lançamento.
Pentium® Pro, foi disponibilizado no fim de 1995, e destinado a uso em servidores de 32 bits e estações de trabalho que rodassem aplicações que necessitavam de rapidez no processamento, como engenharia mecânica e outros usos científicos. Cada processador Pentium® Pro, é encapsulado juntamente com um segundo
...