Mineraçao Da Realidade
Resenha: Mineraçao Da Realidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaka0904 • 5/6/2014 • Resenha • 544 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
A técnica usada pela Inrix, chamada de mineração da realidade, é uma variante da mineração de dados que permite aos analistas obter informações dos padrões de uso de telefones celulares e outros dispositivos sem fio. Com essas máquinas, estão quase sempre ligadas e constantemente em contato com estações rádio base de celular, elas produzem um registro digital persistente de onde os usuários estão indo, quanto tempo ficam e com quem estão falando. Especialmente quando os telefones têm chips de sistema de posicionamento global (GPS), eles podem gerar mapas de localização precisos em bases de dados da companhia telefônica. Tais registros digitais são muito mais precisos do que os relatos subjetivos dos seres humanos sobre suas idas e vindas.
Outras aplicações de mineração da realidade incluem desenvolver métodos para aliviar o congestionamento do tráfego: ajudar os urbanistas a encontrarem os melhores locais para escolas, hospitais e centros de convenção; permitir que todos os tipos de empresas melhorem seus serviços de atendimento ao cliente.
A mineração da realidade também pode permitir às autoridades de saúde controlar e conter os surtos de doenças infecciosas. Suponha que as autoridades de saúde de uma cidade suspeitem que os passageiros que chegam a um aeroporto tenham sido expostos à gripe aviária. Os funcionários podem recorrer as operadoras de celular e usar a mineração da realidade para monitorar agrupamentos de indivíduos que podem estar em risco. Os registros telefônicos podem revelar que um número incomum de passageiros do voo está indo de casa para o trabalho ou para o hospital. Com uma análise mais aprofundada, os funcionários poderiam obter registros de contatos com taxistas e garçons e até de pessoas ao acaso em um supermercado. Em uma crise como essa, a tecnologia pode salvar vidas.
Os sinais entre os telefones e as estações de base podem ser detectados por aparelhos comerciais de sensoriamento. Mas os registros detalhados de quem está chamando quem pertencem inteiramente a empresas de telefonia. Em meados de 2009, as companhias telefônicas estavam fazendo pouco uso desses dados, em parte porque temiam se indispor com os assinantes preocupados com sua privacidade. No entanto, as operadoras de celulares
2
começaram a assinar acordos com parceiros de negócios que estão ansiosos para comercializar
produtos baseados especificamente na localização dos usuários de telefone e em seus hábitos
ao telefone. Se a mineração da realidade se tornar generalizada, os registros de ligações das
empresas de telefonia se tornarão ativos extremamente valiosos. Esses bens aumentarão de
valor à medida que os clientes usam seus celulares para navegar na web e comprar produtos.
Como você deve ter concluído até agora, a mineração da realidade suscita sérias preocupações
entre os defensores da privacidade. A enxurrada de dados que estão sendo gerados pelos
telefones celulares trazem novos recursos significativos na área de mineração da realidade.
Outras aplicações de mineração da realidade
...