Modelagem De Objetos
Artigo: Modelagem De Objetos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maisanatalia2010 • 3/6/2014 • 513 Palavras (3 Páginas) • 417 Visualizações
ETAPA 5 (tempo para realização: 4 horas)
ü Aula tema: Modelagem de objetos. Diagramas de Casos de Uso. Modelagem de
objetos e classes. Diagramas de Classes. Modelagem de operações. Diagramas de
Sequência e Diagrama de Atividades.
Esta atividade é importante para que você tenha condições de elaborar os principais
diagramas UML utilizados como parte do desenvolvimento de um projeto computacional.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Elaborar, utilizando uma ferramenta UML, os diagramas de Casos de Uso necessários para
refletir o cenário do projeto. Acompanhando os diagramas de Casos de Uso, devem-se
desenvolver as fichas de documentação dos mesmos.
A seguir, temos o padrão de ficha do caso de uso que deve ser utilizado.
Tabela 8 – Ficha para caso de uso.
Id do Caso de Uso: UC035
Requisitos(s): RF023
Nome do Caso de Uso: Manter cadastro do animal
Criado por: José da Silva Atualizado por: Márcio Antônio
Data da Criação: 01/12/2009 Data da Atualização: 12/12/09
Atores: Atendente, Veterinário
Descrição:
Este caso de uso é responsável por exibir e gravar os dados dos animais
que foram atendidos na clinica veterinária.
Pré-condições:
O dono do animal deve ter preenchido uma ficha com os dados
necessários para o cadastramento.
Pós-condições:
Prioridade: Alta
Freqüência de uso: Alta
Complexidade: Alta
Risco: Alto
Ciência da Computação – 2ª Série – Engenharia de Software e Análise de Projeto de Sistemas
Fernando Salles Claro
Pág. 11 de 11
Fluxo de Eventos:
Fluxo Normal:
1. O usuário seleciona a opção Cadastrar um novo animal no menu do
sistema.
2. O sistema exibe a tela de cadastramento de animais.
3. O usuário preenche todos os campos e depois clica no botão salvar
dados desta animal.
4. O sistema verifica se todos os dados importantes foram inseridos
corretamente.
5. Se os todos os dados estiverem corretos:
1. O sistema grava-os no banco de dados.
2. O sistema pergunta ao usuário se deseja cadastrar um novo
animal.
3. Se o usuário responder SIM o sistema volta para o passo 3.
6. O caso de uso termina.
Fluxo
...