Motor de Stirling
Por: Gabriel78910 • 1/6/2017 • Seminário • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 432 Visualizações
Universidade Anhembi Morumbi
Projeto Motor de Stirling
Gabriel Pereira Sanchez
RA: 20656102
John Robert Mendes Shackleton de Melo
RA: 20709981
Mateus Busquets da Cruz
RA: 20673652
São Paulo
2015
Sumário
- Capa pg1
- Introdução pg3
- O Motor de Stirling pg4
- Processo de Construção pg 5 e 6
- Conclusão pg7
- Referencias Bibliográficas pg8
Introdução
Após uma introdução feita pelo orientador na matéria de física geral, onde foi apresentado um motor de Stirling e seu funcionamento, tivemos uma detalhada explicação de como o projeto funcionava e de como fora desenvolvido e projetado. Posteriormente apresentados sobre o desafio de montar um projeto que funcionasse com a mesma teoria de Stirling e tentar reproduzi-lo com o conhecimento que foi passado, usando materiais sustentáveis e tendo o motor funcionando perfeitamente, tendo sido 100% feito pelo grupo.
O Motor de Stirling
Aperfeiçoado pelo escocês Robert Stirling e seu irmão engenheiro, visavam a substituição do motor a vapor, motivados pelos muitos problemas e explosões que vinham sendo causados pelo motor a vapor, procurando então desenvolver um projeto mais seguro.
O princípio fundamental de um motor Stirling é que uma quantidade fixa de gás é encerrada no interior do motor. O ciclo Stirling envolve uma série de eventos que alteram a pressão do gás no interior do motor, fazendo com que ele funcione. Se você tiver uma quantidade fixa de gás em um volume fixo de espaço e a temperatura desse gás aumentar, a pressão também irá aumentar, se você tiver uma quantidade fixa de gás e comprimi-lo (diminuir o volume de seu espaço), a temperatura desse gás irá aumentar.
Processo de Construção
A principio foi discutido qual teoria e de que maneira seria reproduzido o projeto de Stirling, analisamos alguns projetos que encontramos e decidimos faze-lo com sua estrutura em latas de Pringles, segue então, todos os materiais usados em seu desenvolvimento:
- 3 tubos de Pringles vazias
- Palitos de madeira (usados em sorvetes)
- 1 lapiseira
- 1 bexiga
- Linha de costura
- Clips de papel
- Agulhas de costura
- Um pequeno pedaço de cabo flexível
- 1 elástico
- Papel alumínio
- Cartão fino
- Massa de modelar
- Cola Epoxy
- Adesiva PVA
- Cola Superbonder
- Plano de dimensões (referência)
Após todos os matérias em estoque foi dado inicio ao projeto.
Como primeiro passo, removendo o fundo de uma das latas e a medidas exatas dadas em nossa referencia, fora cortado o fundo de uma lata com um pequeno pedaço do corpo da lata, seguindo o processo, palitos de madeira foram cortados, para que o apoio do disco pudesse ser feito, depois o furo de centro e um mais adiante com o processo mais avançado ser encaixado o virabrequim, depois dos furos feitos o apoio para o disco (feito com o fundo de uma das latas) foi grudado no corpo do motor.
...