Multiplexação
Tese: Multiplexação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaela2911 • 14/10/2014 • Tese • 582 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
Multiplexação
A multiplexação consiste na operação de transmitir várias comunicações diferentes ao mesmo tempo através de um único canal físico. O dispositivo que afecta este tipo de operação chama-se multiplexador.
Multiplexar é enviar um certo número de canais através do mesmo meio de transmissão.
Os dois tipos mais utilizados são: multiplexação por divisão de freqüências (FDM) e multiplexação por divisão de tempo (TDM).
O objetivo básico para a utilização desta técnica é economia, pois utilizando o mesmo meio de transmissão para diversos canais economiza-se em linhas, suporte, manutenção, instalação, etc.
O problema em uma transmissão multiplexada é evitar a interferência entre os vários canais que se está transmitindo. Cada técnica que será analisada a seguir utiliza uma método diferente para não deixar essa interferência ocorrer.
FDM – Frequency Division Multiplexing
Em FDM, o espectro de frequências é dividido em vários canais lógicos, com cada usuário possuindo sua largura de banda própria. Dessa forma, cada canal analógico é modulado em frequências diferentes entre si, evitando a interferência.
• WDM (Wavelenght Division Multiplex): é a técnica utilizada principalmente em comunicações óticas, em que os canais lógicos são caracterizados por um dado comprimento de onda da luz.
• ECM (Echo Cancelling Multiplex): é atualmente empregada na implementação
• ECM (Echo Cancelling Multiplex): é atualmente empregada na implementação dos dois canais de dados em um sistema full-duplex operando em uma linha de acesso de assinante telefônico. Neste caso o sinal é transmitido na mesma banda pelas duas pontas do enlace e em cada um é retirado o sinal de transmissão (eco), a fim de obter o sinal de recepção.
TDM - Time Division Multiplexing
o tempo de transmissão de um canal é dividido em pequenas fracções de tempo (iguais ou de acordo com uma proporção estatística), atribuindo-se uma fracção a cada uma das várias transmissões que estão a decorrer ao mesmo tempo.
Comutação
A comutação de pacotes é uma comunicação de dados em que pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós.
A função de comutação em uma rede de comunicaçãose refere à alocação dos recursos da rede para possibilitar a transmissão de dados pelos diversos dispositivos conectados.
Comutação de circuitos, um circuito físico real é formado entre os dois equipamentos que desejam se comunicar. Os elementos de comutação da rede unem (ou conectam) circuitos ponto a ponto independentes até formar um “cabo” que interligue os dois pontos.
Comutação de mensagem, não é estabelecido um caminho dedicado entre os dois equipamentos que desejam trocar informações. A mensagem que tem que ser enviada é transmitida a partir do equipamento de origem para o primeiro elemento de comutação, que armazena a mensagem e a transmite
...