Nossa Locadora De Livros"
Pesquisas Acadêmicas: Nossa Locadora De Livros". Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapaulasantos96 • 1/5/2014 • 15.856 Palavras (64 Páginas) • 242 Visualizações
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE AÇÃO QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS COM ALZHEIMER
Trabalho apresentado às disciplina Estágio Curricular Obrigatório II da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Coordenadora do Curso: Profª. Adarly Rosana Moreira Goes.
Salvador
2013
PROJETO DE AÇÃO QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS COM ALZHEIMER
Salvador
2013
SUMÁRIO
1- APRESENTAÇÃO...............................................................................
2- JUSTIFICATIVA...................................................................................
3- OBJETIVOS.........................................................................................
3.1- OBJETIVO GERAL.......................................................................
3.2- OBJETIVO ESPECIFICO..............................................................
4- PUBLICO ALVO....................................................................................
5- METAS..................................................................................................
6- METODOLOGIA...................................................................................
7- RECURSOS HUMANOS......................................................................
8- AVALIAÇÃO.........................................................................................
9- CONOGRAMA.....................................................................................
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................
11- ANEXOS.............................................................................................
PROJETO DE AÇÃO
1- APRESENTAÇÃO
Este Projeto é uma exigência da disciplina do Estágio II, que vem por angariar intervenções que serão executadas na Comunidade de Brotas em Salvador, tem como objetivo fundamental contribuir para a melhor qualidade de vida dos idosos com Alzheimer, assegurando que o idoso goze de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Pensando dessa forma surgiu o tema “Qualidade de Vida do Idoso como Alzheimer” pretendendo, através de uma proposta de intervenção, aproximar-se, buscar entender e intervir numa realidade que até então não conhecíamos, buscando as possibilidades de promover uma reintegração dos idosos e a comunidade, e a recuperação da auto-estima, oferecendo-lhes oportunidades de participar de rodas de conversas, Palestras, Forro. Isso ajuda o idoso a permanecer em sintonia uns com os outros, desenvolvendo brincadeiras com a coordenação motora, que possibilita ainda manter a mente e o corpo em atividade, e assim, deixar pra trás problemas como a doença, a baixa auto-estima, a depressão e outros agravantes ocasionados pela falta de perspectiva de vida.
A proposta inserida no presente Projeto de Intervenção, objetiva também é, sobretudo oferecer uma alternativa de estímulo a qualidade de vida desses idosos, principalmente em funções das limitações físicas emocionais e biológicas que eles apresentam. Pretendendo também promover o resgate da auto-estima, valorização, exercício de cidadania, espírito de solidariedade bem como melhorar as relações interpessoais dos envolvidos integrando-os as modalidades da vida cotidiana.
2- JUSTIFICATIVA
Vale ressaltar que o idoso é parte integrante e imprescindível da dinâmica social é sujeito de direitos, autonomia e identidade.
A questão social, em suas múltiplas facetas, se reflete no idoso justamente no ponto da exclusão social; do não convívio familiares, da falta de acesso a direitos e serviços voltados para sua idade, assim como da falta de recursos das famílias, pela situação de pobreza e miséria enfrentada, que são impedidas de garantir a qualidade de vida dos seus idosos.
O Serviço Social está diretamente ligado à forma como são desenvolvidas as relações em sociedade e o desempenho da prática profissional se faz pelas demandas postas na atualidade, onde é necessário acompanhar as transformações ocorridas no passar dos tempos. Portanto cabe ao profissional estimular a auto-estima da pessoa idosa e a garantir seus direitos junto ao Estado via política pública.
É evidente, que a política para valorização do idoso está ainda muito longe de ser efetivada. A velhice é uma fase da vida que possui necessidades físicas: alimentação, sono, atividade, e psicológicas: amor, segurança, aceitação, auto-aceitação, realização e agregação. Este Projeto de Intervenção enfatiza a problemática que é a qualidade de vida dos idosos com Alzheimer da Comunidade de Brotas.
Diante do prévio conhecimento da demanda em realizar um trabalho com a comunidade local e com as famílias, com o
...