Nossa Locadora De Livros
Exames: Nossa Locadora De Livros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivimuriel • 16/5/2014 • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 279 Visualizações
2. INTRODUÇÃO
Este documento será desenvolvido baseado em um cenário fictício proposto pela instituição de ensino, que chamaremos de “Nossa Locadora de Livros”. E tem como objetivo esclarecer todo o conteúdo exposto em sala e provar que através da utilização de técnicas e conceitos modernos de análise de sistemas, consegue-se criar, uma solução com bom rendimento e agilidade. Nele iremos resolver problemas de ordem administrativo, conferindo agilidade e produtividade para o seu negócio, trazendo como resultado uma maior satisfação para os seus clientes.
3. OBJETIVO
Exercitar o uso de técnicas modernas de desenvolvimento de software complementando o ensinamento teórico com a sua aplicação prática.
4. Desenvolvimento
4.1 IDENTIFICAÇÃO DOS CASOS DE USO
- Controlar financeiro
-Controlar Compras
- Controlar Estoques
- Controlar Locação
- Controlar cadastro de livros e classificação de gêneros
-Controlar Cadastramento funci/usuário
4.2 REGRA DE NEGÓCIO “locação de livros”
Todo cliente tem de ser cadastrado
Um cliente pode alugar um ou mais livros
Um cliente pode devolver um ou mais livros
Um cliente pode devolver ou não o livro na data marcada
O tempo de aluguel de cada livro, é de 8 dias corridos
Cada livro não devolvido na data marcada está automaticamente realugado
Um livro só pode ser alugado a um cliente
Nos Livros, realugados automaticamente, incidirá um percentual de 10% ao preço normal de cobrança.
Pode se entregar livros para usuários autorizados pelo cliente
Cliente deve informar pessoas com sua autorização para alugar livros/receber/entregar.
Cliente deve ressarcir locadora por livros danificados, rasgados, faltando páginas, etc., pelo seu preço atual na editora.
Se cliente não resgata livro em data reservada, esta, será automaticamente cancelada.
4.3 – TELAS NECESSÁRIAS P/FAZER UM PROGRAMA DE CADASTRO DAS INFORMAÇÕES.
Obs: Responder de forma prática quais telas são necessárias justificando e identificando os campos de cada uma. Obs: cada caso de uso originará uma tela-não será preciso desenhá-la é só comentar conforme acima.
4.4 – COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS DE PROCESSO DE DESENVOLVIMETO DE SOFTWARE.
4.4.1 RUP
Processo considerado pesado ,preferencialmente aplicado a grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos de qualquer escala.É modular e automatizado e toda a sua metodologia é apoiada por diversas ferramentas de desenvolvimento integradas e vendidas pela IBM através de seus “Rational Suites”.Por ser flexível e configurável pode ser utilizado em projetos de pequeno,médio e grande porte.(Kroll e Kruchten 2003)mostra como o RUP pode ser utilizado em um projeto de uma semana com uma equipe de uma pessoa. ORUP é um processo de engenharia de software bem definido e bem estruturado . O RUP define claramente quem é responsável pelo que, como as coisas devem ser feitas,e quando fazê-las. Ele ataca os riscos cedo e continuamente, foca no software executável, constrói o sistema com componentes,trabalha junto como um time, faz da qualidade um estilo de vida e não algo para depois. O RUP tenta diminuir os riscos do desenvolvimento e efetivamente deixar o desenvolvimento mais eficiente, através de seis práticas básicas(conhecidas por Best practices) Trata-se de um processo proprietário, organizado em disciplinas(workflows) onde são distribuídas tarefas e responsabilidades e gerados produtos de trabalho(artefatos). O RUP é composto da união de várias metodologias, é dinâmico,estático,e prático, possui quatro fases e nove disciplinas.
O RUP prova ser um processo de desenvolvimento robusto e definido , embora bastante complexo/trabalhoso para projetos de software de
...