Nossa Locadora De Livros
Artigos Científicos: Nossa Locadora De Livros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rbertonc • 28/5/2014 • 982 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O texto a seguir irá abordar diversidades de uma Locadora de Livros, analisando seus pontos positivos e negativos. Permeando a interação homem máquina, a humanização e a ética no contexto tecnológico, assim como abordará assuntos no que tange a sua administração e o relacionamento interpessoal com os usuários e a segurança da informação. A imagem da empresa é sem duvidas o principal cartão de visita, pois deve transparecer segurança e estabilidade.
2 OBJETIVO
Esse trabalho tem como objetivo integrar as atividades das matérias estudadas nesse primeiro semestre, aplicando os conceitos estudados para desenvolver e aprimorar o tema no cenário proposto: “Nossa Locadora de Livros”, trazendo informações, analisando os dados fornecidos e mostrando exemplos de como atender os níveis organizacionais da empresa.
3 DESENVOLVIMENTO
Aplicando o IHC (Interação Humano Computador) no site da locadora: A Toca da Leitura (http://www.tocadaleitura.com.br/atoca/), podemos identificar que o mesmo é agradável com relação as cores utilizadas e as opções de lançamentos com as capas dos livros facilitam as escolhas. Porem as letras são pequenas e as informações sobre locação e livros são confusas. Já com relação ao site da locadora: Ligue Livros (http://www.liglivros.com.br/), temos uma cor de fundo preta que contrasta bem com as cores dos ícones, assim como tela inicial é limpa e coesa. De pontos negativos apresenta letras pequenas nos ícones de escolha de opões e a tela (quadrado) com as informações poderia ser maior, utilizando melhor o tamanho disposto. Podemos aproveitar esses sites como exemplo do que melhorar a interface da página “Nossa Locadora de Livros”, deixando o site mais agradável e como uma melhor usabilidade para nossos clientes. Com informações e links para cadastro por exemplo na tela inicial.
Na empresa “Nossa Locadora de Livros”, precisaremos primeiramente de um bom planejamento estratégico e tecnológico, com metas pré-definidas para determinar onde queremos chegar e como vamos chegar. Determinar fornecedores confiáveis para compra de equipamentos e antivírus para proteger o computador e o sistema de possíveis invasores indesejáveis, evitando assim perda das informações e até mesmo o roubo dos dados da empresa e dos clientes, uma vez que usaremos cadastro com informações pessoais de nossos clientes.
Um dos grandes desafios nos tempos modernos de alta tecnologia, é possibilitar a humanização, ou seja, respeitar o trabalhador como indivíduo, valorizando o homem, promovendo o relacionamento interpessoal, respeitando e colocando-se no lugar do outro, procurando entender o que se passa; assim criamos vínculos e possibilitamos o diálogo, trazendo à tona a ética, que nada mais é do que a preocupação com a felicidade pessoal e coletiva. Para aplicar no contexto tecnológico é necessária uma mudança nos processos de atenção e gestão, requerendo um envolvimento de todos os funcionários e os setores da empresa em uma mobilização coletiva, sendo que para isso dar certo será preciso chegar em um padrão de comunicação elevado, criando interfaces e novas conexões de rede de comunicação.
Conforme a figura n.º 1 desenvolvida pela empresa no intuito de abrir uma filial no Rio de Janeiro, segue orientações para atender as necessidades de todos os níveis organizacionais.
Sistema de Automação irá propiciar um aumento na produção pessoal dos funcionários que necessitam operar informações cotidianas. Para isso fornecerá ferramentas para controle e manipulação do banco de dados, bem como planilhas de controle financeiro e de estoque, cadastro de clientes, etc. Utilizando Sistema Office.
Seguindo o diagrama, o sistema operacional que manipula todos os dados básicos da empresa que nesse caso é composto por três funcionários de locação e um no setor de estoque, onde ficarão responsáveis pela inclusão dos dados no banco de dados. Mantendo o cadastro de clientes, entrada e controle de livros no estoque e locação, gerando dados e armazenando no sistema.
Os funcionários de compras e financeiro, que utilizaram-se desses dados gerando relatórios de locações, principais clientes, tempo de locação de um livro, propiciando no sistema SIG um melhor controle, financeiro e administrativo, programando um fluxo de caixa e gerando um relatório para analisar a necessidade de compra de mais livros; por outro lado, utilizando o sistema SAD, poderá analisar o mercado externo, como preço de locação do concorrente, lançamentos nacionais e internacionais, a geografia para o tempo de entrega (horário de “rush”).
Com
...