O Aquecedor Indutivo
Por: Matheus Felício • 21/11/2019 • Artigo • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
Aquecedor Indutivo
Clailton Teixeira Rocha¹
João Vitor Herondino de Sousa¹
Matheus Pedro Felício dos Santos¹
Victor Luiz Ribeiro¹
Wallace Pinheiro Maia¹
Vagner Alves da Silva²
RESUMO
Este artigo apresenta o projeto para construção de um aquecedor indutivo, utilizando componentes eletrônicos, software Proteus 8 para análise e simulação do circuito e fundamentos teóricos sobre indução magnética. A indústria não expõe suas práticas de fundições e endurecimento das ferragens, o fato é que, caldeiras enormes existem e vão continuar existindo, mas o trabalho final de modelagem e endurecimento das peças em sua grande maioria é feita por aquecimento por indução magnética. O aquecimento por indução é um processo de aquecimento de um objeto eletricamente condutor, isto significa que o material sujeito ao campo eletromagnético tem que ser obrigatoriamente um material condutor elétrico.
Palavras-chave: indução, eletromagnetismo, aquecedor, eletrônica.
INTRODUÇÃO
O aquecimento por indução é um processo utilizado para endurecer ou amolecer metais ou outros materiais condutores. Segundo (BASTOS, 1992, P.452) “Para muitos processos de fabricações modernas, isto oferece uma atraente combinação de velocidade, consistência e controle”. Ou seja, é um processo de aquecimento de um objeto eletricamente condutor, em geral, um metal e é feito por indução eletromagnética, onde as Correntes de Foucault são geradas no interior do metal, provocando assim um aumento da resistência (Efeito Joule) fazendo com que o metal aqueça.
O projeto se trata na confecção de um aquecedor indutivo com as características construtivas acima descritas. Tendo como objetivo, fornecer aos estudantes a oportunidade ideal de terem contato direto e prático com a eletrônica de potência. Podendo ainda, aplicar de forma autônoma, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, além da possibilidade de adotar melhorias em seus projetos.
No decorrer deste relatório serão descritos todas as etapas, procedimentos, alterações, dificuldades e conclusões a respeito do projeto.
[pic 2]
Figura 1 – Croqui de um esquema para construção de um aquecedor indutivo.
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, motivada a partir do curso de eletrônica de potência, necessitando também, conhecimentos advindos sobre indução magnética. A construção de um tipo de aquecedor indutivo, surgiu da necessidade em aplicar conhecimentos teóricos adquiridos em sala, visando também o desenvolvimento de um protótipo para exposição na semana de iniciação cientifica do Centro Universitário Católica do Tocantins.
PRECISA TERMINAR
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Para a confecção do projeto foram utilizados os seguintes materiais e ferramentas:
- Capacitor MKP 0,33uF 275v;
- Transistor IRFZ44N;
- Dissipador de alumínio (p/ IRFZ);
- Resistor 2W 150Ω;
- Resistor 1/4W 1K Ω;
- Fio rígido 4mm de cobre esmaltado (p/ a bobina);
- Fio 0,30mm (p/ as ligações);
- Cola quente;
- Marcador de tinta permanente;
- Ferro de solda;
- Estanho;
- Raspador de respingos de solda (faca de cortar pão);
- Sugador de solda;
- Pedaços de MDF de comprimento: 20 cm, largura: 20 cm, espessura: 3 mm;
- Termômetro digital (Minipa);
- Alicate de corte;
- Alicate de bico;
- Bateria de ácido chumbo de 12V / 8A (bateria de moto ou de nobreak).
Usando o software PROTEUS 8.7 para criar o projeto, foi concluído que, como na simulação virtual, a pratica forneceu perfeito funcionamento.
[pic 3]
Figura 2 - PrintScreen do projeto (Circuito) no Proteus 8.7.
Como era esperado, os componentes chegaram no prazo estipulado, ou seja, o projeto seguiu para confecção do circuito e assim iniciou-se a montagem do aquecedor indutivo. A montagem, assim como, todos os outros projetos de eletrônica foi realizada por todos integrantes do grupo. Toda a montagem foi desenvolvida no laboratório de eletrônica da Faculdade Católica do Tocantins, assim que as peças chegaram, os integrantes solicitaram o uso do laboratório durante o período vespertino, pensando na maior eficiência da equipe. Com a lista de materiais citada acima em mãos e o circuito projetado, bastava montar,
...