O CAMPO ELETROMAGNÉTICO
Por: Lucas Barros • 30/11/2020 • Bibliografia • 448 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]VIRTUAL LAB – RESUMO TEÓRICO [pic 2] LABORATÓRIO DE FÍSICA
CAMPO ELETROMAGNÉTICO
As primícias do magnetismo perdem-se na história, quando se descobriu que um pedaço de óxido de ferro natural, denominado magnetita, elevado livremente, se orientava próximo da direção norte-sul. Este objeto dava origem a uma bússola magnética primitiva.
No estudo do campo magnético da terra verifica-se que o polo sul é o ponto para qual as linhas de indução convergem. Na Terra, o polo norte magnético encontra- se próximo ao polo sul geográfico e o polo sul magnético encontra-se próximo ao polo norte geográfico, como ilustrado na figura 1.
Figura 1 – Campo magnético da Terra
O magnetismo que vem da Terra atua como uma proteção. As linhas emitidas pelo polo norte magnético que são direcionadas para o polo sul magnético desviam da superfície da Terra partículas emitidas pelos ventos solares. As forças dos ventos poderiam arrastar para o espaço a atmosfera e com isso impossibilitar a vida na Terra.
Mais tarde, foi descoberto que inúmeros outros materiais apresentavam a mesma propriedade do magnetismo. Estes materiais assim eram conhecidos como ímãs. Os
[pic 3]
ímãs magnetizam limalhas de ferro, a região onde se acumula a limalha é conhecida como polo do ímã. Os ímãs contêm polo Norte (N) por onde saem as linhas de campo e um polo sul (S) por onde elas entram, como ilustrado na figura 2.
Figura 2– Campo magnético do imã.
Em 1819, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851), foi o primeiro cientista a constatar a deflexão sofrida pela agulha de uma bússola quando colocada nas imediações de um fio percorrido por corrente elétrica. Esta observação teve grande importância, pois sugeriu uma relação entre eletricidade e magnetismo. Foi observado também que as linhas de campo em torno de um fio longo percorrido por uma corrente elétrica, constituem-se de círculos concêntricos cujo centro é o próprio fio condutor.
As descobertas de Oersted induziram trabalhos de outros grandes cientistas que contribuíram no estudo das relações entre eletricidade e magnetismo. Entre os principais nomes podem ser citados: Jean Baptiste Biot, Felix Savart, André-Marie Ampère, Joseph Henry, Michael Faraday, Heinrich Lenz, entre outros.
Regra da mão direita
A regra de Fleming, ou mais conhecida como “Regra da mão direita”, indica o sentido das linhas de campo gerado por uma corrente elétrica. Como por exemplo, a corrente que passa em um fio condutor.
Para se identificar o sentido das linhas de campo magnético através da regra da mão direita, deve-se proceder das seguinte forma: alinha-se o polegar direito com sentido
[pic 4]
convencional da corrente elétrica “i”, enquanto os demais dedos, ao envolverem o condutor, indicarão o sentido do campo eletromagnético. Note que o sentido convencional da corrente é contrário ao movimento do elétrons.
Figura 3 – Regra da mão direita
...