O Campo Magnético
Por: Camila Danielli • 15/11/2021 • Trabalho acadêmico • 306 Palavras (2 Páginas) • 71 Visualizações
1: Por que a agulha da bússola se move conforme aumenta a corrente?
Ao ligar a corrente, a bússola passa a ler não somente o campo magnetico da Terra, mas agora lê também o campo magnético gerado na bobina, fazendo com que a agulha da bússola se movimente. Conforme aumentamos a corrente, esta demonstra movimento, cada vez mais indo para a direção perpendicular (águlha da bússola em relação ao plano da bobina). Quando aumentamos a ponto de originar um campo magnético para a bobina muito maior em relação a Terra, a tendência da agulha é apondar para o campo magnético da bobina, uma vez que o da Terra se torna desprezível.
2: Como sabemos quando isto acontece, isto é, os valores de indução se tornaram iguais? (Dica, pense nos vetores indução magnética da bobina e da Terra).
Através da soma de dois vetores perpendiculares, é possível obter o campo magnético resultante, como mostra a figura abaixo:
[pic 1]
[pic 2]
QUARTO PASSO: [...] faça medidas de maneira a descobrir se a distribuição de induções magnéticas é realmente uniforme na região onde se encontra a bússola? É uniforme na região interna da bobina, ou varia com o raio?
É sempre uniforme, visto que não depende de x e nem de y, oas quais representam o plano bobina, apenas de z é capaz de interferir.
QUINTO PASSO: Calcule o valor da indução magnética da Terra utilizando o valor de corrente medido no experimento, para a origem (centro da bobina, isto é, z=0) e compare seu valor com o valor esperado (entre 0,22 e 0,3 G).[pic 3]
Sexto passo: Faça um gráfico de Bz em função de z (-10 cm < z < +10cm) utilizando a equação acima. Faça para pelo menos 3 pontos de cada lado (note que o gráfico será simétrico), utilizando o papel milimetrado fornecido.
[pic 4]
...