TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Canal Do Adivel

Pesquisas Acadêmicas: O Canal Do Adivel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento

O canal econômico do audível (p. 245 – 273) sétimo capitulo.

Schmid, Aloisio Leoni. Ideias de conforto: reflexões sobre o ambiente construído.

Pacto Ambiental.

O capitulo sete de Ideias de conforto: reflexões sobre o ambiente construído “O canal econômico do audível” trata sobre a adequação, comodidade e expressividade do som bem como seus aspectos físicos e fisiológicos.

Em sua introdução o autor fala da audição e como ela é importante em nosso cotidiano, como a audição é caracterizada e as características do som, com comparações de como o som se comporta em relação à luz, demostra que os dois têm comportamentos distintos e que, por exemplo, o som não para em qualquer tipo de barreiras como a luz.

Como mecanismos físicos e fisiológicos o autor sugere um assunto sobre a frequência, amplitude, comportamento do som no espaço em que é inserido, sua transmissão, intensidade, sua absorção entre outros dados técnicos.

Comodidade e adequação são abordadas a acústica e a convivência de outras vozes e como podemos definir a acústica seja o nosso favor ou como pode ser desagradável e inconveniente. Relacionando que as frequências são para a audição como as cores são para a visão. Sugere como interpretamos os sons, e nossa capacidade de distinguir cada nota com seu timbre, sendo o som um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos.

O som pode ser condicionado de modo a não incomodar (comodidade) e ainda permitir a realização de uma atividade (adequação). (Schmid, Aloisio Leoni, p. 259).

Em expressividade é abordado como a acústica pode ser identificada e como podemos lembrar e julgar ambientes por meio dos sons que o mesmo produz. O som pode ser condicionado de modo a não incomodar de acordo com sua expressividade onde o som contorna objetos onde podemos nos situar de acontecimentos onde nos incita a reações seja ela de nos imobilizar, fugir ou até fechar os olhos. É abordado como o ambiente pode prejudicar a qualidade do som e como o mesmo pode melhorado se bem trabalhado acusticamente.

Podemos verificar que o som é um aspecto muito importante a ser levado quando temos a decisão de criar ambientes, de modo que, pode de fato fazer com que esse ambiente fique agradável ou não, deve ser levado em conta toda estrutura em que o ambiente vai ser criado não só com sua iluminação, mas como são distribuídas suas formas de modo a estarem harmonizadas acusticamente para que o som se torne um fator agradável deste ambiente. Como citado na página 258 onde cita aos auditórios para convenções em que tais ambientes foram construídos e pensados para que o som se propagasse de modo limpo para que todos possam ouvir o palestrante desde que estejam em silencio.

Christopher Alexander recomenda que os espaços dentro de um edifício tenham o teto em alturas variáveis para que a sociabilidade que neles ocorre possa se adaptar. (Schmid, Aloisio Leoni, p. 264 - 265).

Tendo conhecimentos técnicos do som e sua adequação em diversos ambientes e como ele devera se comportar, podemos identificar uma estrutura acústica que seja agradável para que o som seja harmônico e organizado. Podemos verificar muitos aspectos técnicos do som e como ele pode se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com