TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento dos semicondutores se deve a sua ligação química

Por:   •  26/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 3

Passo 1

Dentro dos dispositivos semicondutores que fazem parte do Mass Flow estão os transistores, resistores, capacitores e diodos. Os transistores controlam o fluxo da corrente elétrica.

Os diodos são os retificadores da corrente elétrica. Os capacitores armazenam energia num campo elétrico e os resistores tem a função de transformar energia elétrica em energia térmica.

O comportamento dos semicondutores se deve a sua ligação química, chamada ligação covalente, pois eles compartilham elétrons e está associada a resistividade dos semicondutores.

Com o aumento da temperatura, a resistividade dos dispositivos semicondutores diminui e isso facilita a passagem da corrente elétrica dentro do Mass Flow.

Passo 2

[pic 1]

Passo 3

FET (Transistor de Efeito de Campo) é conhecido como transistor unipolar porque a condução de corrente acontece por apenas um tipo de portador e o mecanismo de controle é baseado no campo elétrico estabelecido pela tensão aplicada no terminal de controle.

O FET pode ser usado como amplificador de sinal desde que adequadamente polarizado. A grande vantagem está na impedância muito elevada de entrada e sua quase total imunidade a ruídos.

As desvantagens são banda de ganho relativamente pequena e maior risco de dano quando manuseado.

[pic 2]

Os circuitos FET para amplificadores de sinais são empregados quando se necessita de alta impedância de entrada.

O amplificador de um FET proporciona um excelente ganho de tensão com a propriedade adicional de uma alta impedância de entrada, relacionado com os amplificadores de pequenos sinais que o ganho de tensão e de potência tem pouca importância.

Passo 4

CMOS (Semicondutor metal-óxido complementar), é um tipo de tecnologia empregada na fabricação de circuitos integrados onde se incluem elementos de lógica digital (porta-lógicas, flip-flops, contadores, etc..).

A Tecnologia CMOS é também utilizada para produção de circuitos analógicos como sensores de imagem, conversores de sinal e transceptores.

O processo de fabricação CMOS inicia com um substrato tipo P, e então é crescido o “óxido de Campo”. A 1A máscara de litografia define a região tipo N, onde átomos de fósforo são implantados através desta janela de óxido.

Depois uma fina camada de óxido é crescida nas regiões ativas dos transistores. Uma camada de silício é depositada criando as linhas que funcionarão como eletrodos de porta nos transistores e a interconexão entre eles.

Uma camada de metal é depositada por evaporação e as linhas de interconexão são definidas por litografiae corrosão. A etapa final seria a deposição de uma camada de passivação sobre toda a área do chip, exceto as áreas de contatos externos.

A utilização da tecnologia CMOS em circuitos amplificadores se deve pelas vantagens no universo dos circuitos analógicos de precisão e possibilitando sua integração com circuitos digitais em uma única pastilha (CHIP).

ETAPA 4

Passo 1

Fluido compressível é uma combinação dos campos tradicionais da mecânica dos fluidos e termodinâmica. Os gases são fluidos compressíveis, ou seja, podem ser comprimidos. Dentre eles estão o gás natural, gases combustíveis, ar comprimido, gases de processo e gases industriais.

Alguns dos métodos de medição de fluxo de massa nos fluidos são: Medição por pressão diferencial e medição por área variável. EX:

  • Placa de Orifício: Provoca uma redução da seção do fluxo e é montada entre dois anéis que contém furos para tomada de pressão em cada lado. O conjunto é fixado entre flanges, o que torna fácil sua instalação e manutenção.
  • Rotâmetro: É um dispositivo utilizado para medir a vazão de um líquido ou gás num tubo. Medem a vazão por área variável, nos quais um flutuador varia sua posição dentro de um tubo cônico, proporcionalmente a vazão do fluido.

Passo 2

Materiais Condutores são os materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre. Quando tais materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material.

As propriedades dos materiais condutores são: Condutividade ou resistência elétrica, Coeficiente de temperatura, Condutividade térmica, Potencial de contato e Comportamento mecânico. O cobre, o ouro e a prata são excelentes condutores de eletricidade.

Nas instalações elétricas em geral, os condutores e dutos possuem grande importância no transporte de energia elétrica necessária ao bom funcionamento dos equipamentos. Os interconectores servem como contato elétrico entre um determinado equipamento.

São chamados de resistores, num circuito elétrico, os condutores que, atravessados por uma corrente elétrica, transformam energia elétrica exclusivamente em energia térmica.

Materiais Isolantes são o conjunto de materiais que propiciam barreiras ao calor, eletricidade ou som. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (199 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com