O Concreto Portland
Por: BernardoStrapa • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.494 Palavras (6 Páginas) • 251 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL-RIO-GRANDENSE – CAMPUS PELOTAS[pic 1]
Curso Técnico em Edificações
Prof. Filipe Vieira de Oliveira
CIMENTO PORTLAND
BERNARDO STRAPASON
JONAS SCHIAVON
ROGÉRIO BORGES
PEDRO SOUZA
CIMENTO PORTLAND …………………………………………………………………………….1
- INTRODUÇÃO………………………………………………………………………...1
- TIPOS DE CIMENTOS PORTLAND………………………………………………….2
- CIMENTO PORTLAND COMUM CP I e CP I-S…………………………....2
- CIMENTO PORTLAND COMPOSTO CP II………………………………...2
- CIMENTO PORTLAND COMPOSTO COM FILER CP II-F...……...3
- CIMENTO PORTLAND COMPOSTO COM POZOLANA CP II-Z...3
- CIMENTO PORTLAND COMPOSTO COM ESCÓRIA CP II-E……3
- PASTA DE CONSISTÊNCIA NORMAL………………………………………………4
- PEGA E ENDURECIMENTO…………………………………………...……………..4
1 – INTRODUÇÃO
O Cimento Portland pode ser definido como um aglomerante hidráulico produzido pela moagem do clínquer, obtido pelo cozimento até fusão incipiente ( aproximadamente 30% de fase líquida) de mistura de calcário e argila convenientemente dosada e homogeneizada, de tal forma que toda a cal se combine com os compostos argilosos, sem que depois do cozimento, resulte cal livre em quantidade prejudicial. Após a queima, é feira pequena adição de sulfato de cálcio, de modo a que o teor de SO3 não ultrapasse 3,0% a fim de regularizar o tempo de inicio das reações do aglomerante com a água. O clínquer Portland é moído juntamente com gesso, resultando no Cimento Portland; um material em pó, fino e de cor acinzentada. A adição do gesso (gipsita) é realizada na moagem final do cimento com o intuito de regular o tempo de pega, permitindo que o cimento permaneça trabalhável por um período de, pelo menos, uma hora. O cimento produzido desta forma constitui-se de vários óxidos que compõem compostos complexos que se combinam com a água. Esta combinação entre o cimento e água resulta em um material cristalino com propriedades de resistência e aderência aos agregados e às armaduras.
O resultado das combinações entre os principais óxidos é a geração de quatro componentes principais, as características proporcionadas por estes compostos ao Cimento Portland durante o seu processo de hidratação estão apresentadas de forma resumida na Tabela 1.
Composto | Caracteristica |
C3S | Endurecimento (reação) rápido, liberação de um moderado calor de hidratação3 , altas resistências iniciais. |
C2S | Endurecimento lento, baixo calor de hidratação liberado, altas resistências finais |
C3A | Endurecimento muito rápido, muito alto calor de hidratação, baixa resistência. |
C4AF | Endurecimento rápido, calor de hidratação alto, resistência desprezível. |
Tabela 1– Características principais dos compostos de Cimento Portland
2 – TIPOS DE CIMENTOS PORTLAND
2.1 – CIMENTO PORTLAND COMUM CP I e CP I-S (NBR 5732)
Um tipo de cimento portland sem quaisquer adições além do gesso (utilizado como retardador da pega) é muito adequado para o uso em construções de concreto em geral quando não há exposição a sulfatos do solo ou de águas subterrâneas. O Cimento Portland comum é usado em serviços de construção em geral, quando não são exigidas propriedades especiais do cimento. Também é oferecido ao mercado o Cimento Portland Comum com Adições CP I-S, seu diferencial em relação ao cimento CP I é a adição reduzida de material pozolânico (de 1 a 5% em massa), pois possui menor permeabilidade devido à adição de pozolana. Com sua adição, a hidratação se torna mais lenta e auxilia em uma maior compactação da massa final. Nos casos em que o cimento se destine a emprego em concreto com agregados potencialmente reativos, são necessários estudos específicos para o uso de matérias pozolânicos ou de escória granulada de alto-forno para a inibição da reação, visando garantir a durabilidade do concreto.
2.2 – CIMENTO PORTLAND COMPOSTO (CP II)
Este tipo de cimento é especificado através da norma brasileira NBR 11578 – Cimento Portland composto. Tem como característica a liberação de calor numa velocidade menor do que o gerado pelo CP I. Desta forma, sua utilização é mais recomendada no caso de grandes maciços de concreto, onde o elevado volume da concretagem e a superfície relativamente pequena reduzem a capacidade de resfriamento da massa. Este cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos no solo.
Os Cimentos Portland Compostos apresentam-se em três diferentes composições:
2.2.1 – CIMENTO PORTLAND COMPOSTO COM FILER (CP II-F)
Este cimento apresenta adição de material carbonático (fíler) à mistura clínquer e gesso. A adição de fíler é estabelecida pela NBR 11578 entre 6 e 10 %, em massa, em relação ao cimento comum. Sua utilização não é recomendada em ambientes agressivos. Além de servir para aplicações gerais, o cimento portland composto CPII-F pode ser usado no preparo de argamassas de assentamento, revestimento, argamassa armada, concreto simples, armado, protendido, projetado, rolado, magro, concreto-massa, elementos pré-moldados e artefatos de concreto, pisos e pavimentos de concreto e solo-cimento, dentre outros.
...