O Desenho Técnico
Por: Jhuly Mota • 21/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 362 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas
Professora: Viviane Zarembski Braga
Disciplina: Humanidades, Ética e Cidadania - Curso: Engenharia Civil
Aluno: David Fontoura Reis
Segundo o pensamento de Martha Nussbaum, o ataque as disciplinas de humanas e a preferência pelas mais úteis ao lucro se trata de um discursão antiga. Entretanto, ao relacionar tais discursões com as novas competências e habilidades do profissional para o mercado de trabalho, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, percebe-se a relação entre tais conteúdos de modo que um se torna o complemento do outro.
É indubitável que, com a constante corrida econômica, procura-se cada vez mais profissionais preparados tecnicamente para um retorno lucrativo à curto prazo estabelecido pela empresa contratante. Tal pensando tem criado pessoas cada vez mais preocupadas em cumprir tarefas específicas, esquecendo de desenvolver um pensamento crítico e a criatividade, e o que em um curto período de tempo pareça ser vantajoso, a longo prazo se torna um problema para as empresas e pessoas. Funcionários robóticos, centrados apenas na sua função. Cidadãos cada vez mais remotos, fechados, despreocupados com o próximo.
Sobretudo, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, soluções de problemas complexos, pensamento crítico e criatividade, estão entre as top dez habilidades necessárias ao profissional do futuro. Pode-se notar a importâncias das disciplinas de humanas quando analisamos cada uma dessas habilidades. Segundo a importante filósofa contemporânea Martha Nussbaum “Os líderes de negócios em todo o mundo devem entender que uma cultura empresarial saudável precisa cultivar o pensamento crítico e a imaginação.” Deste modo, nota-se a ligação entre as disciplinas de humanas com o perfil do profissional do futuro.
Diante disso, é imprescindível que o Governo e demais autoridades ligadas as áreas educacionais se posicionem de modo a propor o incentivo ao estudo das humanidades, ética e cidadania, contrário ao que vem ocorrendo como a diminuição dessas eletivas das grades curriculares. O pensamento crítico e o senso comum vão muito além de qualidades para um trabalhador capacitado, tais características são necessárias para um ser humano mais humano, que consiga se posicionar e pensar de modo coletivo e, para isso, as humanidades e as artes são essenciais para a criação de um futuro mais sensato, prudente e favorável a vida.
...