O Desenvolvimento da Sustentabilidade
Por: Renan Guanais • 10/9/2018 • Trabalho acadêmico • 567 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
- Tema e motivação
Atitudes que levam ao desenvolvimento da sustentabilidade têm atingido diferentes setores da sociedade e, no que respeita a construção civil, mais que antes, a preocupação se faz importante. Ecologicamente, há benefícios inquestionáveis, todavia, a utilização de materiais sustentáveis exige uma nova postura diante das possibilidades que estão no mercado para a engenharia.
Entende-se que ser sustentável além de ter um enfoque voltado a preservação do meio ambiente, também envolver uma dinâmica de ações que mantenham e melhorem as condições para uma vida futura, ou seja, com cada vez mais acesso à tecnologia e a novas ferramentas e materiais, há condições de não denegrir o meio em que se vive. Um exemplo disso são os materiais alternativos e/ou a forma mais consciente de descartar, e até reutilizar, os materiais resultantes de demolição ou de situações que geraram resíduos durante a construção.
Nesse sentido, estudam na área já comprovam os impactos que os materiais utilizados na construção civil causam no meio ambiente, dependendo da forma como são descartados, considerando a composição dos mesmos e os efeitos que causam na natureza. Além disso, a indústria de construção consume recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva. Na busca para minimizar os impactos ambientais provocados pela construção civil, surge a necessidade de utilizar os materiais sustentáveis e alternativos.
Dessa forma, a presente pesquisa parte de questões que envolvem a sustentabilidade no momento do descarte, para que, assim, minimize os resíduos gerados pela construção civil. Além disso, aborda a possibilidade de outras formas de utilizar os materiais descartados, para que propicie a execução de obras ecologicamente corretas. A hipótese que se tem a investigar é se dentre as formas de reutilizar os materiais, quais podem ser reaproveitados, da mesma forma que analisar as características e efetividade de outros materiais alternativos e, também, o processo que envolve o uso desses materiais.
1.2 Objetivos e Justificativa
Objetivos
Assim, objetiva-se neste trabalho investigar as possibilidades de reutilização de materiais construção alternativos numa obra, descrevendo os que podem ser utilizados para otimizar a construção, com base nos princípios de reduzir, reutilizar e reciclar. Além disso, apontar as consequências ambientais causadas pelo descarte indevido, e também comparar situações em que o material alternativo pode ser aplicado a construção. E, por último, analisar as informações levantadas sobre esses materiais, para indicação de qual modo esses materiais alternativos podem ser vantajosos nas construções.
Justificativa
As pesquisas recentes demonstram o quão são necessárias atitudes que reforcem formas sustentáveis na construção civil a partir da utilização de materiais alternativos, para que, dessa forma, possa minimizar os resíduos gerados pelas execuções de obras. Assim, o trabalho torna-se relevante por apontar meios e caminhos que sejam possíveis de se colocar em prática para minimizar o uso de materiais que podem causar um impacto significativo no meio ambiente, além de diminuir o consumo de recursos naturais e utilização de energia
...