O Dimensionamento de um Freio de Disco
Por: rodrigofaria1 • 9/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.735 Palavras (7 Páginas) • 495 Visualizações
INTRODUÇÃO
O curso de Engenharia mecânica da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) participa de vários projetos voltados para a aprendizagem dos alunos, um desses projetos é o Mini-Baja. Os integrantes da equipe Zebu Baja UFTM tem como objetivo projetar um veículo automotor para rodar em terrenos de chão batido mais conhecidos como off-roads. São projetos movidos pelo interesse dos próprios alunos cabendo aos estudantes a modelagem via protótipo, escolher os processos de fabricação envolvidos e os desempenhos dos motores. Com isso os projetos do Mini-Baja abrem portas para adquirir novos conhecimentos, como aprender a metodologia de dimensionamento de freios para dimensionar os componentes de um freio.
Cintas flexíveis de freio são usadas em escavadeiras de potência, em guindaste e outras maquinarias. Consiste basicamente em uma correia plana enrolada em torno de um tambor, e que impede o movimento desse quando acionada. É necessário um bom projeto do freio para que todas as operações possam frear com segurança além de fornecer conforto para o usuário.
4. METODOLOGIA
Para este projeto foi realizado a seguinte metodologia:
* Realizou-se uma análise da bibliografia existente a respeito de freios a disco automotivo e o seu dimensionamento. Foi utilizado como referência o método de dimensionamento de freios proposto por [SHIGLEY, 2011]. A análise seque a notação da figura 1.
[pic 1]
Figura 1: Forças em uma cinta de freio
Em virtude do atrito e rotação do tambor, a força acionadora P2 é menor que a reação do pino P1. Qualquer elemento cinta, de comprimento angular dθ, estará em equilíbrio sob a ação das forças mostradas na figura. Somando as forças na direção vertical
(P + dP) (1)[pic 2]
(2)[pic 3]
visto que para ângulos pequenos, . Somando as forças na direção horizontal, vamos obter[pic 4]
(3)[pic 5]
(4)[pic 6]
uma vez com pequenos ângulos, . Substituindo o valor de dN na equação (2) na (4) e integrando.[pic 7]
ou ln (5)[pic 8][pic 9]
e
(6)[pic 10]
o torque pode ser obtido pela equação
(7)[pic 11]
A força normal dN atuando em um elemento de área de largura b e comprimento r dθ é
(8)[pic 12]
...