O ENSAIO REFLEXIVO
Por: MARIANAFadul20 • 5/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 86 Visualizações
ENSAIO REFLEXIVO IV
Disciplina: Planejamento Territorial I
A área de estudo é a Bacia Hidrográfica da Lagoa Rodrigo de Freitas, que abrange os bairros de Ipanema, Lagoa, Humaitá, Jardim Botânico e Gávea e é responsável por drenar as águas do sudeste da Serra da Carioca, apresentando uma área total de 23.565.621 m². O presente ensaio, tem em vista que em grupo, pudéssemos fazer uma análise e conclusão sobre quais os ODS podem ser associados à região hidrográfica, na perspectiva de promover desenvolvimento sustentável das áreas mais carentes e os por quês.
ODS 1: Erradicação da Pobreza - A Bacia Hidrográfica da Lagoa Rodrigo de Freitas, está localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, e não é por ser uma área nobre que não há pobreza. É necessário que haja uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, de forma a proporcionar meios adequados e previsíveis para que a área implemente programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões
ODS 2: Fome Zero - Sabe-se que nas redondezas da Bacia em questão, existem moradores de rua e favelas, onde há pessoas que passam fome. Este objetivo é fundamental, pois além de acabar com a fome, ele prevê alcançar a segurança alimentar, melhoria da nutrição e a promoção da agricultura sustentável.
ODS 4: Educação de qualidade - Tendo em vista que a região da bacia possui bairros considerados como nobres do estado, tendo inclusive os bairros com maiores valores por m² no Estado como Ipanema, Lagoa, Gávea, etc. Tendo em vista esta característica regional, são localidades onde há forte presença de escolas particulares tradicionais e com altos valores de mensalidade e qualidade de ensino como Colégio Santo Agostinho, Notre Dame, Escola Americana e Escola Britânica, etc. Vale ressaltar também a presença da PUC, que é considerada a melhor instituição particular do RJ segundo o MEC. Porém, embora o ambiente seja de grande potencial econômico e boas escolas e faculdades para fomentar uma educação de qualidade para a população local, a região é fortemente rodeada por favelas e moradias irregulares, havendo grande parcela populacional que não possui as condições para arcar com um custo alto de investimento em
educação. Dessa forma, tal objetivo é de grande importância na busca de proporcionar a população que não tem acesso ao ensino particular, um ensino público de qualidade.
ODS 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos - Ao longo do tempo a questão de saneamento ambiental na região da lagoa sempre foi um problema e com isso inúmeros problemas ambientais dentro do espelho d’água aconteceram. Ter um sistema de saneamento e uma gestão dos recursos hídricos eficiente melhoraria a qualidade ambiental da lagoa.
ODS 7: Energia acessível e Limpa - Sabendo que o sétimo objetivo envolve assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, é necessário que haja uma reformulação no sistema para que todos tenham acesso a energia. Ainda hoje, existe uma parte da população que não consegue pagar e por isso, acaba fazendo ‘gato’. ‘Gato’ de energia elétrica é uma forma de ligação elétrica clandestina destinada a furtar energia elétrica. Segundo a legislação brasileira, é um crime de furto ou de estelionato, dependendo do método que for aplicado. O gato de energia é perigoso, pois pode causar a morte por eletrocussão. Isso nos mostra o quão perigoso pode ser não ter energia acessível e limpa para 100% da população.
ODS 8: Emprego digno e desenvolvimento econômico - Sabendo que a região por si envolve uma mistura entre população
...