O Electromagnetism
Por: Andrea Santos • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 242 Visualizações
1. OBJETIVO
O objetivo deste experimento é comparar os valores teóricos e os valores experimentais dos valores das tensões em cada resistor v1, v2, v3 e Va.
2. INTRODUÇÃO
Considere a seguinte relação:
Efeito = causa (1)
oposição
Qualquer processo de conversão de energia pode ser relacionado a uma equação desse tipo. Em circuitos elétricos, o efeito que desejamos estabelecer é o escoamento de cargas ou corrente. A diferença de potencial ou tensão entre dois pontos do circuito é a causa (análoga à diferença de pressão no escoamento de um fluido), e a resistência representa a oposição ao escoamento de cargas.
Substituindo estes termos na equação (1), obtemos:
corrente = diferença de potencial
resistência
I = E (2)
R
A equação (2) é conhecida como lei de Ohm em homenagem a Georg Simon Ohm (Fig. 1). Esta expressão nos mostra claramente que, quanto maior a tensão aplicada aos terminais de um resistor, maior a corrente; por outro lado, para uma tensão fixa, quanto maior for a resistênsia, menor será a corrente. Em outras palavras, a corrente é proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional à resistênncia.
(Fig. 1)
Utilizando novamente manipulações algébricas triviais, a tensão e a resistência podem ser explicitadas em termos das outras grandezas:
E = I.R (volts, V) (3)
e
R= E (Ohms, Ω) (4)
I
O circuito da (Fig. 2) ilustra as três grandezas envolvidas nas equações (2) a (4). Quando ligamos os terminais de uma fonte de corrente contínua, cuja a força eletromotriz é E volts, a um componete cuja resistência é R, aparece no circuito uma corrente I dada pela equação (2). A equação (3) nos diz qual é a tensão E necessária para fazer com que uma corrente I atravesse um sistema cuja resistência total é R; já a equação (4) nos diz qual é a resistência de um sistema que é percorrido por uma corrente I quando uma tensão E é aplicada aos seus terminais. Observe a (Fig. 2), que a fonte de tensão “empurra” a corrente em um sentido tal que ela atravessa a bateria do terminal negativo para o positivo. No caso de circuitos com única fonte, é sempre isto que acontece. O símbolo E é usado para designar a tensão da bateria, enquanto a queda de tensão no resistor é simbolizada por V. Como, neste caso, os terminais da bateira estão ligados diretamente aos do elemento resistivo, a polaridade da queda de tensão entre os terminais do resistor é determinada pela polaridade da fonte.
(Fig. 2)
2. MATERIAIS UTILIZADOS
Multimetro Digital
Protoboard
Amperímetro
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Como no experimento anterior, utiliza-se um multímetro digital e um Protoboard para a verificação dos resultados
...