O Ensaio de Tração
Por: Lírio Perini • 6/11/2018 • Trabalho acadêmico • 583 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
O objetivo da aula pratica teve como finalidade demonstrar de forma clara e sucinta o comportamento de duas barras de aço em tração até sua ruptura. O ensaio aconteceu no laboratório de Engenharia. Os testes foram realizados em uma máquina de ensaio de tração universal com capacidade de 30 toneladas, cujo equipamento permite a emissão de um diagrama de carga versus deslocamento. Após a emissão deste diagrama, é possível calcular manualmente a tensão de escoamento com lápis e régua ou com um software.
Ensaio de Tração - Teste barra 10 mm de diâmetro
- No primeiro ensaio foi utilizada uma barra de aço CA50 de 10 mm de diâmetro e 500 mm de comprimento.
- A barra foi marcada de 50 em 50 mm, posteriormente a mesma foi fixada no mandril da máquina onde se deu inicio ao teste. Após cinco a seis minutos de ensaio a mesma se rompeu.
- Retirando a barra de aço do mandril da maquina foi possível observar que houve um alongamento de 50 mm para 60 mm nas marcações (percentual de alongamento: 20,00%).
- Abaixo poderemos visualizar o relatório emitido pela máquina e alguns dados importantes para avaliação do ensaio:
[pic 1]
Força máxima (Fm): 5396,00 kgf
Tensão máxima: 695,85 MPa
Tensão de escoamento (Rp): 577,34 MPa
Força de escoamento (Rp): 4477,0 kgf
Área (S0): 76,05 mm²
Comprimento de medida original (L0): 50 mm
Comprimento de medida final (Lu): 60 mm
Alongamento percentual (A): 20,00 %
Relação limite de resistência / limite de escoamento: 1,21
Relação peso/comprimento (vergalhão): 0,60 kg/m
Ensaio de Tração - Teste barra 12,5 mm de diâmetro
- No segundo ensaio foi utilizada uma barra de aço CA50 de 12,5 mm de diâmetro e 500 mm de comprimento.
- A barra foi marcada de 50 em 50 mm, posteriormente a mesma foi fixada no mandril da máquina onde se deu inicio ao teste. Após cinco a seis minutos de ensaio a mesma se rompeu.
- Retirando a barra de aço do mandril da maquina foi possível observar que houve um alongamento de 50 mm para 63,8 mm nas marcações (percentual de alongamento: 27,60%).
- Abaixo poderemos visualizar o relatório emitido pela máquina e alguns dados importantes para avaliação do ensaio:
[pic 2]
Força máxima (Fm): 8666,00 kgf
Tensão máxima: 724,55 MPa
Tensão de escoamento (Rp): 571,72 MPa
Força de escoamento (Rp): 6838,0 kgf
Área (S0): 117,29 mm²
Comprimento de medida original (L0): 50 mm
Comprimento de medida final (Lu): 63,8 mm
Alongamento percentual (A): 27,60 %
Relação limite de resistência / limite de escoamento: 1,27
Relação peso/comprimento (vergalhão): 0,92 kg/m
Ao fim deste relatório pode-se concluir que os testes realizados são de suma importância para a criação e certificação quanto à qualidade, segurança e escolha correta do material. Por exemplo: as fuselagens de aviões ou vergalhões para construção civil não podem ser simplesmente escolhidos e feitos de qualquer maneira, deve-se previamente realizar testes e simulações para que assim se possa escolher o material mais adequado o possível para suportar e resistir às exigências de um determinado produto ou projeto. A empresa na qual eu trabalho atualmente fabrica caldeiras para geração de energia, as chapas utilizadas para cada projeto necessitam de uma determinada espessura e resistência, pois caso seja utilizado um material incapaz de suportar os requisitos do projeto, o mesmo poderá comprometer a estrutura do equipamento bem como causar um enorme prejuízo e acidentes que possivelmente poderão levar as pessoas que manuseiam e acercam o maquina a óbito. Ciente destas possibilidades, nossa empresa possui departamentos que realizam ensaios, testes e simulações para os produtos fabricados, principalmente para equipamentos ESPECIAIS sob encomenda que não se encontram dentro do portfólio atual da companhia.
...