O Ensaio de Trafo
Por: elbraga • 13/12/2022 • Artigo • 475 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
[pic 1]
Relatório
Avaliação técnica do transformador de Araguaina I
OBJETIVO
Realizar avaliação técnica do transformador de força das SEs Araguaina I ns A07160.
DESENVOLVIMENTO
Conforme diretrizes do SOMA [6], as análises preditivas de cromatografia e físico- químico devem ser executadas, no mínimo, uma vez ao ano e 2FAL ou teor de furanos, de seis em seis anos para acompanhamento da saúde e da vida útil dos transformadores de força.
[pic 2]
SE Araguaina 1 – Transformador de força ns A07160
Dados do transformador:
- Tensão: 138/13,8kV
- Potência: 25
- Número de série: A07160
- Fabricante: TOSHIBA
- Data de fabricação: 2009
- OLTC: sim
- Valor residual: R$ 1.229.464,4847
- Tempo de atendimento à contingência: transferir parte da cargas para araguaína iii e iv se móvel ii 138- 69/34,5-13,8 kv 6 horas –
Foram avaliados os resultados de análise físico-química e cromatográfica do óleo mineral isolante, grau de polimerização da isolação sólida, teor de PCBs.
A análise físico-química avalia o óleo mineral isolante mediante as funções que ele deve desempenhar dentro do transformador de força, principalmente em sua capacidade de isolação e refrigeração. A degradação do óleo é parte natural do envelhecimento do transformador, e pode ser catalisada por oxigênio, água e temperatura. Abaixo os resultados laboratoriais do ensaio físico-químico do transformador ns A07160.
Nele podemos perceber o ativo apresentou resultados dos ensaios dentro dos limites recomendados pela NBR 10576: 2017.
[pic 3]
[pic 4]
Os ensaios realizados no papel isolante, mais comumente utilizados são: Grau de polimerização (ABNT NBR IEC 60450) e teor de Furanos (ABNT NBR 15349). Quanto mais insatisfatórios os resultados encontrados nos ensaios de GP e furanos, menor será a resistência mecânica do transformador e mais quebradiço ficará o papel, aumentando-se assim o risco de falhas internas devido a esforços mecânicos de qualquer natureza, principalmente os de faltas passantes. Esse processo não altera, significativamente, sua rigidez dielétrica.
Abaixo tem-se o laudo 2-furfural Avaliando a concentração dos compostos furânicos presentes na amostra, podemos dizer que a isolação celulósica encontra-se em bom estado, de acordo com o Guia de Manutenção para Transformadores de Potência, Cigré Brasil BT 15, 2013.
[pic 5]
[pic 6]
Abaixo tem-se o laudo de teor de PCBs desse transformador, que encontra-se em estado Nromal. Estando isento de Askarel.
[pic 7]
Com relação aos resultados de análise de gases dissolvidos, não há indicativo de defeito em evolução.
...