O Ensaio de compactação
Por: Lucas Manzi • 27/11/2017 • Ensaio • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1] | Universidade Católica de Brasília Curso de Engenharia Civil |
Relatório 01
Ensaio de Compactação - Proctor
Componentes:
Brasília, 22/11/16.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Tema 3
1.2 Delimitação do Tema 3
1.3 Objetivo Geral 3
1.4 Objetivos Específicos 3
1.5 Justificativa 3
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
2.1 Solo - Ensaio de compactação (NBR-7182) 4
2.2 Umidade Higroscópica (NBR-6457) 4
3. METODOLOGIA 4
3.1 Coleta de material 4
3.2 Equipamentos 4
3.3 Execução de ensaios no laboratório 4
3.3.1 Determinação da Umidade _ 4
3.3.2 Ensaio de Compactação 5
4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 6
4.1
4.2
4.3
5. analisE dos resultados 9
6. Conclusão 10
7. Bibliografia 10
1. INTRODUÇÃO
1.1 Tema
Solo, material friável, proveniente da degradação das rochas – intemperismo: físico, químico e biológico. Se encontra presente em todas obras da engenharia civil, seja apoiando-se sobre ele (fundação e solo estrutural) ou até mesmo como material de construção (aterros, bases, barragem de terra e pavimentos). Os solos são classificados pelo tamanho dos grãos, cada tipo se comporta diferentemente em relação a densidade máxima e umidade ótima. Portanto, é de extrema importância o estudo teórico e prático para o conhecimento das propriedades e comportamentos para determinar sua aplicabilidade.
Existem cinco motivos para compactação do solo: aumenta sua capacidade de resistência, evita recalque, maior estabilidade, reduz infiltração de água e sedimentação. Para esse procedimento, é necessário determinar o teor de umidade do solo x densidade. O conhecimento da umidade é vital para a qualidade do projeto, pois, age como lubrificante entre os grãos, fazendo com que se unam. Portanto, é necessário conhecer a umidade ótima do solo trabalhado, porque com pouca umidade, as partículas não se movem entre si por conta do atrito, já com muita umidade, diminui a capacidade de suportar carga.
Outro ponto importante, seria a escolha do maquinário, que depende do tipo de solo. Em solos coesivos, como a argila, que suas partículas aderem muito fácil umas as outras. Seria necessário utilizar uma máquina com força de alto impacto, para que ao golpear o solo, o ar saia com facilidade. Ex: Compactador de percussão, rolo vibratório pé de carneiro. Já para solos granulares, como pedregulhos e areias, não são coesivos e requerem uma maior agitação para se mover. Ex: Placa vibratória, rolo vibratório motorizado.
1.2 Delimitação do Tema
É de suma importância o conhecimento da umidade ótima do solo trabalhado para alcançar a densidade máxima e assim garantindo maior durabilidade e economizará dinheiro por necessitar de menor esforço. Para constar se a compactação adequada do solo foi alcançada, foram desenvolvidos inúmeros métodos. Nesse relatório vamos utilizar o mais comum, conhecido como: teste de Proctor.
1.3 Objetivo Geral
Realizar o ensaio de compactação Proctor, que tem como finalidade determinar a densidade máxima. Consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro de dimensões conhecidas, variando a umidade. Podendo ser utilizados três níveis de energia: normal, intermediaria e modificada. Para obter a densidade máxima e a umidade ótima.
1.4 Objetivos Específicos
Obtenção da sua curva de compactação, para se obter dela a umidade ótima e massa especifica aparente seca.
1.5 Justificativa
O ensaio de compactação de Proctor é de suma importância de estudo e controle do solo. Ótima alternativa para garantir a qualidade da compactação e viabiliza o custo do empreendimento.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Solo - Ensaio de compactação (NBR-7182)
2.2 Umidade Higroscópica (NBR-6457)
3. METODOLOGIA
3.1 Coleta do Material
O solo estudado, foi retirado na Universidade Católica de Brasília – UCB.
...